antiga lista de emails - old email list

Muitas empresas têm uma base de dados com uma antiga lista de emails, que já não usa há algum tempo. Estas listas, apesar de antigas, podem ser valiosas para o negócio, pois são compostas por pessoas que têm ou já tiveram interesse ou relacionamento com a marca, ou seja, está cheia de potenciais clientes. Por isso, há que usar estas antigas listas de forma estratégica e assertiva, para que o seu negócio cresça mais.

Limpe a sua antiga lista de emails

Uma lista sem actividade certamente tem alguns erros, como emails que já não existem e hard bounces. Portanto, não adianta ter uma lista muito grande, se depois apresenta estes erros todos. Limpe a antiga lista de emails, retirando os emails inválidos e contactos de pessoas que já não têm interesse. Não importa se a sua lista diminui bastante, pois o importante é manter os contactos de pessoas que realmente se interessem pela marca.

Por isso, guarde um tempinho para recuperar a lista de email e eliminar os contactos que já não importam. Até porque se o seu email for parar às pastas de SPAM, fica com má reputação nos servidores. Se não quiser perder muito tempo, há serviços de email marketing que permitem fazer a limpeza da lista.

Como começar a trabalhar a antiga lista de emails?

Envie aos leads uma apresentação informal, reintroduzindo-os para a sua base. Este é o primeiro email a enviar antes de começar a enviar campanhas e outros tipos de conteúdo. Portanto, apresente o projecto, retomando o contacto e explicando que começará a enviar novos conteúdos. Além disso, não se esqueça de explicar por que motivo o lead está na sua lista de emails, pois muitas vezes as pessoas esquecem-se que assinaram a newsletter no passado.

Outro ponto é importante é a segmentação da base de dados. Separe os contactos em grupos pequenos, de acordo com critérios que sejam relevantes para o seu negócio. Pode ser os interesses, que tipos de produtos compraram, etc. Não se assuste se no início não criar uma segmentação muito eficaz, isso é normal.

Planeie a campanha que recuperar a antiga lista de emails

A base da estratégia deve ser que a marca se importa com cada uma das pessoas e como a sua falta é sentida. A intenção é reconquistar as pessoas! Pode mesmo fazer uma lista personalizada com os interesses das pessoas, sugerindo novos produtos. Ou então ofereça algum benefício exclusivo para quem faz parte da base de dados inactiva, por exemplo, um cupão de desconto.

Crie um bom relacionamento com as leads

Não adianta bombardear as pessoas com informação, à espera de que elas estejam 100% receptivas. Lembre-se que muitas delas nem se lembram de se ter inscrito na base de dados. Por isso, crie conteúdo eficiente para o público que interage pouco e analise os resultados.