práticas de email marketing

Tanto quem está a começar uma estratégia de Email Marketing, como quem já é expert, querem o mesmo resultado: as melhores campanhas de Email Marketing. Para conseguir bons resultados, como altas taxas de cliques e conversões, é preciso optimizar as campanhas e seguir as boas práticas de Email Marketing.

Como fazer isto? Leia as nossas recomendações de melhores práticas.

Boas práticas de Email Marketing para as suas campanhas

1 – Use os emails de boas-vindas para construir fortes relações com o público

Na nossa lista de práticas de Email Marketing a seguir, os emails de boas-vindas estão em primeiro lugar, pois são os melhores para criar uma forte relação com os novos subscritores. Ofereça algo de valor ou exclusivo junto com o email e analise a taxa de cliques.

Leia o nosso artigo sobre como escrever o email de boas-vindas perfeito.

2 – Envie os emails à hora certa para aumentar as taxas de conversão

Os subscritores normalmente abrem os emails que vêem em primeiro lugar. Portanto, quando enviar as campanhas? Dados mostram que as melhores horas para enviar são entre as 9 e 11 da manhã e entre as 14 e as 17.

3 – Mantenha a mesma frequência

Uma das boas práticas de Email Marketing é saber com que frequência deve contactar os seus subscritores. Quem envia uma newsletter por semana tem as maiores taxas de abertura e de cliques.

Vale a pena salientar que, por um lado, enviar poucos emails vai fazer com que a sua lista perca valor, por causa da falta de presença ou reputação inconsistente nos servidores de email. Por outro lado, enviar excesso de emails vai gerar mais opt-out, visibilidade reduzida por parte dos subscritores e mais reclamações.

4 – Veja se os emails foram entregues e evite a pasta de spam

Enviar os emails correctamente é fulcral para uma campanha de sucesso. Não interessa se o design está muito bonito, se depois os subscritores não conseguem ver. Veja as nossas dicas para evitar a pasta de spam.

5 – Use um remetente reconhecível e memorável

As primeiras impressões são as que contam mais, inclusive no mundo dos emails. Se o email não se destacar e não construir confiança, os subscritores não vão abri-lo. Se eles ignorarem a newsletter algumas vezes, as campanhas irão directamente para a pasta de spam. Por isso, prestar atenção ao nome do remetente é uma das melhores práticas de Email Marketing. Deve reflectir o nome da sua marca, para os subscritores a reconhecerem de imediato.

6 – Seja autêntico, procure feedback e não use o noreply

Esta é uma das práticas de Email Marketing mais importantes. Ao usar o noreply, vai impedir que os seus subscritores enviem feedback e não é isso que nós queremos. O feedback eé muito importante, tanto para receber comentários positivos como negativos, principalmente estes últimos, pois ajudam-nos a melhorar a nossa estratégia. Se nas redes sociais estamos prontos para receber comentários das pessoas, por email funciona da mesma maneira.

7 – Teste o assunto do email

As pessoas costumam ver logo três coisas antes de abrir os emails:

  • Remetente
  • Assunto
  • Cabeçalho

Por isso, convém ter atenção a estes três pontos. O assunto tem um papel mais relevante nas acções dos subscritores. Além disso, 50% das pessoas abrem os emails com base no assunto.

8 – Use meios para capturar mais leads

Pode capturar leads através do seu webiste, com um botão para assinar a newsletter, pelo download de um ebook, relatório ou outra forma de colher os emails das pessoas interessadas.

9 – Criar conteúdo que fortaleça a relação com os subscritores para ter mais cliques

Ofereça bons produtos, histórias interessantes, artigos relevantes, vídeos engraçados e muito mais. Coloque um simples call to action para incentivar os seus leitores a clicar.

10 – Teste antes de enviar

Envie um email de teste, para verificar que está tudo bem, que o email não fica desformatado, etc. Evite erros desnecessários.

11 – Use o design a favor da usabilidade

Estabeleça um equilíbrio entre texto e imagens e não se esqueça de que o seu email deve ser mobile responsible, ou seja, adequado para dispositivos móveis.

12 – Foque-se nas métricas certas

Qual é o objectivo da sua campanha? Taxas de cliques ou taxas de conversão? É preciso estabelecer estes objectivos, para que a sua campanha tenha mais sucesso.

13 – Use um bom cabeçalho

Como falamos acima, o cabeçalho é uma das primeiras coisas que os subscritores vêem. Por isso, use a criatividade e crie um cabeçalho que vá ajudar a ter maiores taxas de abertura e de conversão.

Agora que já sabe quais as melhores práticas de Email Marketing, comece a aplicá-las nas suas campanhas e verá que terá melhores resultados!