Se está a começar uma estratégia de email marketing, já se deve ter perguntado que tipos de email marketing existem e como ou quando usar cada um deles.
Tem de definir bem as suas metas antes de começar a planear a sua estratégia e saber que tipos de email marketing vai enviar às suas leads. Cada tipo tem as suas vantagens e objectivos.
Vamos ver que tipos de email marketing existem.
Campanhas promocionais
Este é um dos tipos de email marketing mais comuns. O objectivo das campanhas promocionais é despertar o interesse dos usuários em avançar no funil de vendas e estimulá-los a realizar uma compra ou várias. Caso o cliente já tenha adquirido um produto ou serviço, uma boa prática será accionais emails que ofereçam produtos ou serviços semelhantes ou complementares aos que foram comprados, com vantagens, como descontos especiais.
Ao enviar campanhas para várias pessoas, crie códigos promocionais exclusivos para a sua lista de email. Assim, está a transmitir a ideia de exclusividade para os seus subscritores, ajudando a aumentar as taxas de abertura e de conversão.
Aqui incluem-se as campanhas sazonais, que são enviadas em épocas como a Páscoa, o dia do pai, etc.
Newsletters
Para as empresas se conectarem com o seu público, podem enviar newsletters e gerar fidelidade. Normalmente servem para divulgar novos produtos ou serviços ou notificar os leads sobre novos conteúdos no blog. O objectivo é construir confiança, sem o objectivo directo de gerar vendas. Uma sugestão é enviar uma ou duas vezes por mês, sobre como foi o mês da empresa e destacando os principais conteúdos, por exemplo, um top 5 dos artigos mais vistos no blog.
Pesquisas e feedback
As empresas podem criar formulários para tentar perceber as necessidades dos clientes e ter o feedback deles. Podem ser comentários sobre os produtos e serviços, perguntas sobre o que gostariam de ler no blog, ou então pesquisas para entender o comportamento dos consumidores. Estas informações são úteis para usar em planos futuros.
Ofereça um incentivo para as pessoas preencherem os formulários, por exemplo cupões com códigos de desconto.
Transaccional
As plataformas de email marketing permitem automatizar os emails com base nas acções do clientes. Pode enviar estes emails automáticos quando:
- Um produto foi adquirido;
- Um serviço foi concluído;
- Um usuário preencher um formulário;
- Novos usuários se inscreveram no blog;
Emails de confirmação de compra, de boas-vindas e de aniversário são exemplos de emails transaccionais.
Boas-vindas
Como já referido, este é um tipo de email transaccional e um dos tipos de email marketing mais eficazes, pois se demorar muito tempo a entrar em contacto com um novo subscritor, pode correr o risco de que ele se esqueça que se inscreveu na lista. Além disso, os emails de boas-vindas têm altas taxas de abertura, de cliques e geram mais receita.
Nestes emails, pode incluir um agradecimento, bem como uma breve descrição da empresa. Leia as nossas dicas para escrever um bom email de boas-vindas.
Carrinho abandonado
Assim como as outras campanhas automatizadas, estes emails são accionados conforme as acções dos usuários. Neste caso, quando alguém adiciona itens ao carrinho, mas acabou pró não comprar, a empresa pode enviar um email a incentivar a concluir a compra. Pode até incluir um código de desconto.
Agradecimento
Pode enviar um email a alguém a agradecer por uma compra, por se ter inscrito na newsletter, por ter fornecido feedback ou outras formas de interacção.
Pode automatizar o email para ser enviado logo após uma certa acção (uma compra, preenchimento de um formulário, etc). Além disso, pode enviar um email personalizado depois de alguém ter feito uma compra. Isto usa-se mais para compras com preços mais altos ou itens personalizados.
Convites
Estes emails são enviados para promover eventos organizados pela empresa, convidando as pessoas a participar nos mesmos e a fazer a inscrição. Portanto, explique a importância do evento e inclua todas as informações necessárias, como o local, data, hora, limite de participantes, etc.
Operacionais e informativos
Estes tipos de email marketing são notícias importantes e comunicados. Pode ser a avisar que o site está em manutenção, período de férias da empresa, mudança das políticas de privacidade, etc.
Agora que já sabe que tipos de email marketing existem, comece a usar aqueles que mais se adequam à sua empresa e à sua estratégia.