vender no carnaval

O Carnaval chega daqui a duas semanas (5 de Março) e é preciso começar já a pensar na sua estratégia de Marketing para esta data festiva. É altura para as marcas abandonarem o registo mais sério e ir de encontro ao espírito carnavalesco. Se a sua marca aproveita esta comemoração para vender artigos, então este post é ideal para si, pois vamos indicar dicas que pode usar para vender no Carnaval. Se a sua empresa não vende artigos carnavalescos, leias as nossas dicas mais abaixo.

É nesta altura que as marcas podem enviar uma mensagem mais descontraída aos seus consumidores. No entanto, é preciso fazê-lo da forma correcta, para não saturar os clientes.

Que estratégia as marcas podem seguir para vender no Carnaval?

Analise os dados da última campanha

Para vender no Carnaval este ano, faça um balanço dos resultados anteriores. Veja o que resultou e o que não resultou no ano anterior e aplique essa estratégia para este ano.

Avalie o nível de risco

Calcule o nível de risco em função do posicionamento da marca, do seu público-alvo e do nível de maturidade da marca. Atribua às suas campanhas orçamentos realistas.

Prepare o stock

Antecipe a procura, analisando as vendas nos anos anteriores, as tendências das categorias dos seus produtos. Além disso, se tiver um e-commerce, tenha imenso cuidado com os prazos de entrega. Convém ter o stock preparado com antecedência, para cumprir os prazos. Ninguém quer receber as fantasias de Carnaval depois de passar a data! Se isso acontecer, perde clientes.

Antecipe a divulgação dos produtos

As pessoas começam a procurar artigos bem antes das datas comemorativas. Por isso deve preparar a divulgação dos seus produtos de Carnaval com antecedência.

Elementos visuais

No meio digital, use elementos visuais relacionados com esta data: nos emails, no website, na loja online, no email marketing, etc. Lembre-se de criar um design apelativo e, principalmente, coerente.

Conheça as pesquisas mais populares

Dias antes do Carnaval, as pessoas costumam procurar oportunidades. Por isso, acompanhe e analise as pesquisas online e quais são as palavras-chave mais usadas, para as incluir nas suas campanhas, anúncios e nas lojas.

Use as redes sociais

Em datas especiais, convém usar ainda mais as redes sociais. Mais uma vez, entre no espírito do Carnaval, através do design, promova as suas campanhas e utilize hashtags. As redes sociais são uma boa estratégia para ajudar a vender no Carnaval.

Não se esqueça do apoio ao cliente

Certifique-se de que os produtos chegam a tempo e em bom estado. Esteja disponível para responder a dúvidas, encontrar soluções para os clientes e até mesmo para os casos de trocas e devoluções.

Ofereça promoções e transporte incluído

Oferecer transporte gratuito e uma boa estratégia para vender mais e destacar-se da concorrência que ainda não o faz. Por vezes, a questão do transporte é decisiva para uma compra. Além disso, ofereça cupões de desconto, envie emails para pessoas que abandonaram o carrinho e aproveite para fidelizar os clientes habituais.

Personalize a embalagem

Ao personalizar a embalagem, reflectindo o espírito do Carnaval, vai agregar valor a cada compra. Surpreenda os seus clientes!

E se a sua empresa não vende artigos carnavalescos?

Entre no ambiente

Se possui um espaço físico, decore-a com elementos de Carnaval, para chamar a atenção e indicar aos seus clientes que está dentro do espírito. Por exemplo, se tem um café ou um bar, é boa ideia aprimorar a decoração.

Ofereça prémios

As redes sociais são óptimas para fazer concursos. Desafie os seus seguidores a publicarem fotos com disfarces de Carnaval e ofereça prémios aos melhores. Como referido acima, as redes devem ser incluídas na sua estratégia para vender no Carnaval.

Ofereça descontos

Pode não vender artigos directamente relacionados com o Carnaval, mas pode aproveitar a época para fazer descontos e vender mais. Isto vale para experiências de SPA, hotéis, restaurantes, lojas de electrodomésticos, lojas de decoração e muito mais. Afinal de contas, nem toda a gente festeja o Carnaval, por isso aproveite para cativar este público.