Já sabe o que é UX Design? Neste artigo explicamos que é o processo de criação de experiências relevantes e significativas para os clientes, fidelizando-os e conquistando-os. São as emoções sentidas pelo usuário ao usar um produto, serviço ou sistema.
Se o site demora a carregar ou se a navegação não é simples, então o usuário terá uma má experiência e irá procurar a concorrência. Por isso, o UX Design veio para resolver esses problemas.
Qual o impacto do UX Design nas vendas?
Uma empresa que ignore as vantagens do UX corre o risco de vir a perder vendas, principalmente se os concorrentes estiverem atentos a esta questão. Uma empresa que se preocupa com a experiência dos usuários garante:
- Qualidade de navegação;
- Estímulo para comprar mais vezes no website;
- Credibilidade;
- Aumento da satisfação do cliente;
- Fidelização do público;
- Aumento do tráfego para o website.
Para que um usuário conclua a compra no site e volte futuramente, é fulcral que ele tenha tido uma boa experiência. Portanto, ao garantir todos estes pontos, a empresa só tem a ganhar. Ninguém quer ir fazer compras num site lento ou que dá erro várias vezes.
Então, como potenciar o seu UX Design?
Esteja atento ao tráfego mobile
Cada vez mais pessoas fazem as pesquisas através de dispositivos móveis, apesar de continuar a haver muitas pesquisas em computador. Invista num design adaptável a dispositivos móveis, que abra correctamente em qualquer tipo de ecrã.
Melhore o desempenho e o design do site
O site deve carregar rapidamente sem precisar de muita conexão à internet. Construa um design leve, sem elementos irrelevantes. Reduza o tamanho das imagens, dando prioridade às fotos dos produtos.
Além disso, desenvolva um design intuitivo, ou seja, de fácil navegação. Isto inclui a localização dos botões e CTA’s, etapas de compra reduzidas, categorias bem definidas… Enfim, um site que seja o menos burocrático possível. Assim, o cliente estará mais apto a realizar uma compra.
Crie conteúdo de qualidade
As publicações no blog também são importantes, na medida em que são tidas em conta pelos usuários. Publique conteúdos bem escritos e relevantes para os usuários – textos que não sejam demasiado promocionais, mas que resolvam um determinado problema. Por exemplo, se a sua empresa perfumes, escreva sobre ideias para presentes de aniversário.