ux design nas vendas

Já sabe o que é UX Design? Neste artigo explicamos que é o processo de criação de experiências relevantes e significativas para os clientes, fidelizando-os e conquistando-os. São as emoções sentidas pelo usuário ao usar um produto, serviço ou sistema.

Se o site demora a carregar ou se a navegação não é simples, então o usuário terá uma má experiência e irá procurar a concorrência. Por isso, o UX Design veio para resolver esses problemas.

Qual o impacto do UX Design nas vendas?

Uma empresa que ignore as vantagens do UX corre o risco de vir a perder vendas, principalmente se os concorrentes estiverem atentos a esta questão. Uma empresa que se preocupa com a experiência dos usuários garante:

  • Qualidade de navegação;
  • Estímulo para comprar mais vezes no website;
  • Credibilidade;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Fidelização do público;
  • Aumento do tráfego para o website.

Para que um usuário conclua a compra no site e volte futuramente, é fulcral que ele tenha tido uma boa experiência. Portanto, ao garantir todos estes pontos, a empresa só tem a ganhar. Ninguém quer ir fazer compras num site lento ou que dá erro várias vezes.

Então, como potenciar o seu UX Design?

Esteja atento ao tráfego mobile

Cada vez mais pessoas fazem as pesquisas através de dispositivos móveis, apesar de continuar a haver muitas pesquisas em computador. Invista num design adaptável a dispositivos móveis, que abra correctamente em qualquer tipo de ecrã.

Melhore o desempenho e o design do site

O site deve carregar rapidamente sem precisar de muita conexão à internet. Construa um design leve, sem elementos irrelevantes. Reduza o tamanho das imagens, dando prioridade às fotos dos produtos.

Além disso, desenvolva um design intuitivo, ou seja, de fácil navegação. Isto inclui a localização dos botões e CTA’s, etapas de compra reduzidas, categorias bem definidas… Enfim, um site que seja o menos burocrático possível. Assim, o cliente estará mais apto a realizar uma compra.

Crie conteúdo de qualidade

As publicações no blog também são importantes, na medida em que são tidas em conta pelos usuários. Publique conteúdos bem escritos e relevantes para os usuários – textos que não sejam demasiado promocionais, mas que resolvam um determinado problema. Por exemplo, se a sua empresa perfumes, escreva sobre ideias para presentes de aniversário.