dia dos namorados ecommerce

Todas as datas comemorativas são importantes para a estratégia de vendas. Perto destas datas, as pessoas compram mais, portanto o seu ecommerce deve acompanhar este comportamento. O dia dos namorados está perto, portanto saiba como tirar partido desta data para alavancar a sua loja online.

Prepare o seu ecommerce para o dia dos namorados

Faça o planeamento das acções atempadamente

Antes de começar a executar qualquer acção, deve planear antes o que vai fazer. Verifique quais as categorias e os produtos que estarão em promoção ou que pretende divulgar mais. Além disso, defina como será o transporte, quais serão os descontos, etc. Planear tudo com antecedência facilita o trabalho de toda a equipa.

Para que possa definir melhor os seus objectivos, pesquise as ofertas e promoções da concorrência e tente diferenciar-se, com promoções únicas. Pode ser a nível de preço, entrega dos produtos ou serviço extra.

Confira o stock

Verifique com antecedência se o seu stock está preparado para o dia dos namorados. Controle a quantidade de produtos em stock, para que a campanha seja bem sucedida. Caso seja preciso, abasteça o stock com mais artigos. Assim, não há a probabilidade de algum consumidor realizar a compra e depois recebê-la com atraso por causa da falta de stock. Note que o atraso nas entregas é um dos principais motivos para o cancelamento das mesmas.

Teste a plataforma

A sua loja online tem de funcionar correctamente. Para isso, faça um teste antes da data comemorativa, para verificar que não há erros durante o processo de compra. Assim, o número de carrinhos abandonados será reduzido e terá mais pedidos efectuados.

Aposte no visual

Qualquer data comemorativa possui elementos específicos. No caso do dia dos namorados, pode usar flores, corações, casais apaixonados, tons de rosa e vermelho. Estes elementos podem ser usados em banners, nas newsletters, na homepage do site, na loja online ou nas landing pages.

Faça promoções especiais

Nas datas comemorativas, as pessoas estão mais propensas a realizar compras, pelo que é sempre bom criar campanhas para incentivar ainda mais esse comportamento. Pode oferecer cupões de desconto, transporte grátis ou fazer desconto em alguns artigos. Também pode promover a recompra, como por exemplo “ganhe 30% de desconto na próxima compra”. Esta estratégia é excelente para incentivar os consumidores a regressarem à sua loja virtual. Não se esqueça de seleccionar os produtos realmente interessantes para o dia dos namorados.

Actualize o website

  • Crie uma identidade visual relacionada com o dia dos namorados e use-a no website;
  • Crie landing pages para gerar leads;
  • Capriche no layout da loja virtual, para chamar a atenção dos consumidores;
  • Se tiver um blog, crie conteúdo relevante com dicas. Por exemplo, “os melhores presentes para ele”.

Não se esqueça das redes sociais

Use a mesma identidade visual do website para as redes sociais, seja nas fotos de perfil, seja nas fotos de capa ou em publicações. Além disso, tire proveito das hashtags mais usadas perto do dia dos namorados e promova acções de interacção nas redes sociais, como concursos.

Aproveite o potencial dos marketplaces

Invista na diversificação dos canais. Os marketplaces são excelentes opções, como o Ali Express ou a Amazon. Assim, a sua loja online pode chegar a um público maior e aumentará as suas oportunidades de venda.

Segmente a publicidade

Anuncie na internet usando as keywords “presente para eles” ou “presentes para ela”. Tenha também atenção a outras segmentações por comportamentos.

E depois da compra?

Página de check-out

A página de check-out deve ser intuitiva e fácil de utilizar, pois o cliente quer finalizar a compra e ter a certeza de que o pedido foi bem feito.

Embalagem

Use a imaginação e a criatividade na hora de personalizar as embalagens, para que os presentes sejam ainda mais especiais. Também pode enviar brindes ou cartões para os clientes poderem escrever uma mensagem para entregar com o presente.

Prazos de entrega

Sendo uma data específica, os prazos de entrega são muito importantes. A encomenda tem de chegar a tempo para ser oferecido no próprio dia dos namorados.

Pós-venda

Como estamos a falar de presentes, vale a pena relembrar que é comum haver trocas de produtos. Por isso, a equipa deve estar preparada para receber pedidos de troca por telefone, pelo website ou até mesmo pelas redes sociais.

Já tem o seu ecommerce preparado para o dia dos namorados?