Antes de entrar nos canais sociais, é preciso definir uma estratégia de marketing nas redes sociais. Não é por acaso que muitas empresas têm contas em várias redes. Temos de saber os nossos objectivos, tomar as decisões correctas. Além disso, temos de saber quais as redes que poderão trazer-nos mais sucesso, visto que cada uma tem objectivos diferentes.
Do mesmo modo, há que definir o tipo de linguagem usada, bem como fazer um cronograma com as publicações e actualizá-lo sempre que necessário.
Abaixo estão os principais detalhes aos quais deve ter atenção ao definir a sua estratégia de marketing nas redes sociais.
Determine os objectivos
Qual é o objectivo da presença na rede social? Vender mais produtos? Divulgar os serviços? Ganhar mais notoriedade? Sabendo qual é o objectivo é que saberá que tipo de conteúdo irá publicar.
Compreenda o público-alvo
Saiba quais são os comportamentos de compra e a actividade online do seu público.
Espreite a concorrência
Compare as suas páginas nas redes com a concorrência, para saber o que funciona ou não na sua estratégia de marketing nas redes sociais.
Escolha as redes certas
Dependendo do tipo de negócio da sua empresa e da sua audiência, foque-se em produzir conteúdo de qualidade para as redes certas. Por exemplo, se a sua empresa vender para um público mais profissional, o LinkedIn poderá ser uma melhor escolha. Caso a sua empresa venda muito através da imagem, por exemplo, um estúdio de fotografia, talvez seja melhor apostar no Instagram.
Crie um cronograma
Defina em que datas vai publicar o quê, variando o tipo de conteúdo. Também será uma boa estratégia anotar as datas comemorativas (Páscoa, Natal…).
Crie conteúdo de qualidade
Após definir o objectivo, o conteúdo produzido deve inspirar o público e estimular a interacção. Faça com que os clientes falem sobre a sua marca.
Interaja com os seguidores
Todos nós gostamos que as marcas nos respondam quando comentamos as suas publicações. Resposta a perguntas, tente ajudar os seguidores ou simplesmente agradeça comentários positivos e coloque “gostos” nos comentários. Contudo, prepare-se sempre para críticas negativas. Por isso, pense nas respostas para as pessoas insatisfeitas e converse com elas em privado, tentando sempre resolver o problema.
Monitorize os resultados com frequência
Mensure o alcance das publicações, as interacções com o conteúdo e o que falam sobre a sua marca. Monitorizar permite antever possíveis problemas, bem como reconhecer oportunidades de melhoria e tendências de mercado. Assim, as suas acções terão maiores chances de sucesso.
Siga estas dicas e comece já a definir a sua estratégia de marketing nas redes sociais!