dicas de marketing digital para 2019

Estas dicas de Marketing Digital para 2019 já são, na verdade, bastante conhecidas. No entanto, muitas vezes as empresas negligenciam algumas destas dicas, por isso, nunca é demais relembrá-las. As nossas dicas de Marketing Digital estão focadas no conteúdo, nas redes sociais e no Google, por ser o principal motor de busca.

Dicas de Marketing Digital para conteúdo

1 – A sua empresa tem um blog? Se não, comece já a criar um. O marketing de conteúdo ajuda a criar autoridade dentro do mercado e a sua marca tornar-se-á referência. Assim, educar as pessoas contribui imenso para que elas se tornem clientes. Além disso, o blog ajuda a ter o site actualizado e sai beneficiado nas pesquisas do Google.

2 – Conheça o problema do seu público e mostre como pode resolvê-lo, através de conteúdo relevante (blogs, infográficos, ebooks, …), email marketing ou redes sociais.

3 – Use expressões que chamem logo a atenção, como estatísticas, testemunhos de clientes, ofertas limitadas, etc.

4 – Organize um calendário de posts para o blog e veja quais são as datas e eventos mais importantes. Não se esqueça de publicar os artigos com, no mínimo, uma semana de antecedência. Por exemplo, se escrever um artigo sobre ideias de presentes para o dia dos namorados, convém escrever uma semana antes, ou mais. Isto também vale para outro tipo de conteúdo, como vídeos.

5 – Se o seu website estiver em WordPress, use o plugin Yoast. Este plugin vai ser o seu melhor amigo a nível de SEO. À medida que escreve os artigos, ele dá dicas: se precisa de escrever mais palavras de transição, se tem muitas frases com mais de 20 palavras, quantas vezes aparece a keyword, etc.

6 – O tipo de linguagem deve estar de acordo com o tipo de persona ou público-alvo. Se for um público jovem, pode usar linguagem mais descontraída.

7 – Publique conteúdo com frequência, para as pessoas não se esquecerem de si.

8 – Se quiser partilhar curiosidades sobre a sua área, faça cursos online e publicite através das várias plataformas. Pode ser um curso pago, webinar, palestra…

Dicas de Marketing Digital para redes sociais

9 – Saiba em que redes sociais o seu público-alvo está. Pense que, se for um público mais profissional, certamente estará mais presente no LinkedIn do que no Facebook.

10 – Sabia que o Instagram está a ganhar cada vez mais força? Se a sua empresa ainda não tem conta no Instagram, crie uma. Isto, claro, se souber que o seu público-alvo está nesta rede social.

11 – Publique 80% conteúdo relevante e 20% promoções. O objectivo das redes sociais é criar relacionamento, portanto seja útil para o público. Assim, faz com que as pessoas ganhem mais confiança na marca e gere mais vendas.

12 – Não se esqueça de usar a biografia do Instagram e do Facebook para colocar informações úteis sobre a empresa, bem como o link para o seu website.

13 – Use a área de destaque do Instagram para apresentar os produtos/serviços, portefólio ou outras informações que considere relevantes.

14 – Aproveite as histórias do Intagram, que têm um bom alcance. Esta é uma forma mais descontraída de falar com o seu público.

15 – Se possível, use emojis para chamar a atenção. Pode ser em posts do Facebook, nos Insta Stories, etc.

16 – Crie anúncios nas redes sociais, seleccionando o seu público-alvo por idade, género, localização, cargos, interesses e comportamentos.

17 – Se a sua empresa tiver Instagram, não se esqueça de mudar o perfil para profissional. Assim, poderá medir o desempenho das suas publicações.

18 – Use hashtags nos seus posts. Existem ferramentas gratuitas que o podem ajudar a encontrar mais hashtags para os seus posts.

Dicas de Marketing Digital relacionadas com o Google

19 – O Google My Business é uma ferramenta fácil e gratuita, muito valiosa para o posicionamento de busca das empresas.

20 – Use o Google Trends e até mesmo a pesquisa do Google para ver quais são as keywords que podem gerar mais tráfego para o seu conteúdo.

21 – Tire proveito das ferramentas de análise do Google, como o Google Search Console e o Analytics.

22 – Quer que o seu website apareça nos primeiros lugares de pesquisa no Google? Além do SEO, disponha algum do seu orçamento para o Google Ads.

Últimas dicas de Marketing Digital

23 – O Word of mouth, ou boca a boca, é uma das melhores estratégias. Lembre-se que todas as suas acções devem ter o objectivo de fazer com que as pessoas espalhem a mensagem. Isto aumenta a notoriedade da empresa.

24 – Faça uma pesquisa para conhecer bem o seu consumidor, enviado inquéritos de satisfação ou usando outra estratégia que lhe permita saber mais sobre as pessoas.

25 – Faça vídeos curtos para publicar nas redes sociais, como YouTube, Instagram ou Facebook, ou até mesmo no seu website e blog. Pode ser a explicar como se usa um produto, a mostrar uma nova gama de produtos… Enfim, o que for mais vantajoso para si e para os seus clientes.

26 – Troque ideias com outros profissionais da área, para aprender e conhecer outros pontos de vista.

27 – Use a análise SWOT. Avalie o contexto interno e o externo da empresa, nomeadamente as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

28 – Pratique o Benchmarking, monitorizando as acções da concorrência, para saber qual é o seu diferencial.

29 – Se fizer sentido, crie uma loja online, para vender os seus produtos pela internet. Lembre-se que com uma loja online, pode vender 24 horas por dia, 7 dias por semana.

30 – Monitorize as suas campanhas de Email Marketing. Portanto, avalie as taxas de abertura, faça testes A/B, veja quais são as campanhas com mais sucesso. Existem ferramentas que o ajudam e fornecem estatísticas detalhadas.

Use estas nossas dicas de Marketing Digital e verá que 2019 será um sucesso no mundo online!