Estas dicas de Marketing Digital para 2019 já são, na verdade, bastante conhecidas. No entanto, muitas vezes as empresas negligenciam algumas destas dicas, por isso, nunca é demais relembrá-las. As nossas dicas de Marketing Digital estão focadas no conteúdo, nas redes sociais e no Google, por ser o principal motor de busca.
Dicas de Marketing Digital para conteúdo
1 – A sua empresa tem um blog? Se não, comece já a criar um. O marketing de conteúdo ajuda a criar autoridade dentro do mercado e a sua marca tornar-se-á referência. Assim, educar as pessoas contribui imenso para que elas se tornem clientes. Além disso, o blog ajuda a ter o site actualizado e sai beneficiado nas pesquisas do Google.
2 – Conheça o problema do seu público e mostre como pode resolvê-lo, através de conteúdo relevante (blogs, infográficos, ebooks, …), email marketing ou redes sociais.
3 – Use expressões que chamem logo a atenção, como estatísticas, testemunhos de clientes, ofertas limitadas, etc.
4 – Organize um calendário de posts para o blog e veja quais são as datas e eventos mais importantes. Não se esqueça de publicar os artigos com, no mínimo, uma semana de antecedência. Por exemplo, se escrever um artigo sobre ideias de presentes para o dia dos namorados, convém escrever uma semana antes, ou mais. Isto também vale para outro tipo de conteúdo, como vídeos.
5 – Se o seu website estiver em WordPress, use o plugin Yoast. Este plugin vai ser o seu melhor amigo a nível de SEO. À medida que escreve os artigos, ele dá dicas: se precisa de escrever mais palavras de transição, se tem muitas frases com mais de 20 palavras, quantas vezes aparece a keyword, etc.
6 – O tipo de linguagem deve estar de acordo com o tipo de persona ou público-alvo. Se for um público jovem, pode usar linguagem mais descontraída.
7 – Publique conteúdo com frequência, para as pessoas não se esquecerem de si.
8 – Se quiser partilhar curiosidades sobre a sua área, faça cursos online e publicite através das várias plataformas. Pode ser um curso pago, webinar, palestra…
Dicas de Marketing Digital para redes sociais
9 – Saiba em que redes sociais o seu público-alvo está. Pense que, se for um público mais profissional, certamente estará mais presente no LinkedIn do que no Facebook.
10 – Sabia que o Instagram está a ganhar cada vez mais força? Se a sua empresa ainda não tem conta no Instagram, crie uma. Isto, claro, se souber que o seu público-alvo está nesta rede social.
11 – Publique 80% conteúdo relevante e 20% promoções. O objectivo das redes sociais é criar relacionamento, portanto seja útil para o público. Assim, faz com que as pessoas ganhem mais confiança na marca e gere mais vendas.
12 – Não se esqueça de usar a biografia do Instagram e do Facebook para colocar informações úteis sobre a empresa, bem como o link para o seu website.
13 – Use a área de destaque do Instagram para apresentar os produtos/serviços, portefólio ou outras informações que considere relevantes.
14 – Aproveite as histórias do Intagram, que têm um bom alcance. Esta é uma forma mais descontraída de falar com o seu público.
15 – Se possível, use emojis para chamar a atenção. Pode ser em posts do Facebook, nos Insta Stories, etc.
16 – Crie anúncios nas redes sociais, seleccionando o seu público-alvo por idade, género, localização, cargos, interesses e comportamentos.
17 – Se a sua empresa tiver Instagram, não se esqueça de mudar o perfil para profissional. Assim, poderá medir o desempenho das suas publicações.
18 – Use hashtags nos seus posts. Existem ferramentas gratuitas que o podem ajudar a encontrar mais hashtags para os seus posts.
Dicas de Marketing Digital relacionadas com o Google
19 – O Google My Business é uma ferramenta fácil e gratuita, muito valiosa para o posicionamento de busca das empresas.
20 – Use o Google Trends e até mesmo a pesquisa do Google para ver quais são as keywords que podem gerar mais tráfego para o seu conteúdo.
21 – Tire proveito das ferramentas de análise do Google, como o Google Search Console e o Analytics.
22 – Quer que o seu website apareça nos primeiros lugares de pesquisa no Google? Além do SEO, disponha algum do seu orçamento para o Google Ads.
Últimas dicas de Marketing Digital
23 – O Word of mouth, ou boca a boca, é uma das melhores estratégias. Lembre-se que todas as suas acções devem ter o objectivo de fazer com que as pessoas espalhem a mensagem. Isto aumenta a notoriedade da empresa.
24 – Faça uma pesquisa para conhecer bem o seu consumidor, enviado inquéritos de satisfação ou usando outra estratégia que lhe permita saber mais sobre as pessoas.
25 – Faça vídeos curtos para publicar nas redes sociais, como YouTube, Instagram ou Facebook, ou até mesmo no seu website e blog. Pode ser a explicar como se usa um produto, a mostrar uma nova gama de produtos… Enfim, o que for mais vantajoso para si e para os seus clientes.
26 – Troque ideias com outros profissionais da área, para aprender e conhecer outros pontos de vista.
27 – Use a análise SWOT. Avalie o contexto interno e o externo da empresa, nomeadamente as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
28 – Pratique o Benchmarking, monitorizando as acções da concorrência, para saber qual é o seu diferencial.
29 – Se fizer sentido, crie uma loja online, para vender os seus produtos pela internet. Lembre-se que com uma loja online, pode vender 24 horas por dia, 7 dias por semana.
30 – Monitorize as suas campanhas de Email Marketing. Portanto, avalie as taxas de abertura, faça testes A/B, veja quais são as campanhas com mais sucesso. Existem ferramentas que o ajudam e fornecem estatísticas detalhadas.
Use estas nossas dicas de Marketing Digital e verá que 2019 será um sucesso no mundo online!