A Epsilon Technologies publicou um estudo intitulado “Tendencias en Redes Sociales 2019”, no qual explica as tendências das redes sociais para este novo ano.
As redes sociais são omnipresentes nas nossas vidas, pois se algum acontecimento não é publicado, é como se não tivesse ocorrido. Além disso, é a nova forma de comunicação, entretenimento e de obter informação.
Depois de analisar volumes de dados do Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn, sobre mais de 1500 marcas nos sectores de grande consumo e retalho, o relatório dá uma visão perfeita sobre o ritmo das redes sociais durante os próximos meses.
Estas são as tendências das redes sociais analisadas pela Epsilon Technologies
1. O Instagram consolidará a sua liderança
Esta rede social dedicada à imagem será a protagonista deste ano, colocando o Facebook em segundo plano. O Instagram Stories será muito superior, sendo uma ferramenta que as marcas não podem ignorar.
2. O Facebook vai manter a sua presença
Apesar de perder alguma relevância, o Facebook vai continuar a ser a rede com mais utilizadores. Os conteúdos importantes para os usuários, assim como os conteúdos criativos, continuarão a ser os melhores para interagir.
3. O YouTube continua a ser o rei dos vídeos
O YouTube continuará a ser a principal plataforma de vídeo. Prevê-se que influenciará cada vez mais os processos de decisão de compra, principalmente através de vídeos de reviews de produtos.
4. Twitter como canal de atenção ao cliente
O Twitter continuará a ser o canal de atenção ao cliente. Além disso, destacar-se-á em territórios como os e-Sports e os e-Games.
5. Sorteios de produtos e conteúdos
Outra das tendências das redes sociais para 2019 envolve sorteios de produtos e de conteúdos de valor acrescentados, como tutoriais e receitas. Estas serão as estratégia de conteúdo que melhor se vão conectar com os consumidores.
6. Real time marketing
O marketing em tempo real, principalmente centrado nas histórias do Instagram, começa a ganhar espaço. Será uma das ferramentas mais efectivas para captar a atenção das pessoas de forma mais eficaz.
7. Influenciadores, microinfluenciadores e embaixadores da marca
Estes serão os aliados perfeitos para gerar o marketing “boca a boca” ou “Word of mouth”, ou seja, passar a palavra entre potenciais clientes. A Epsilon conclui que 2019 será o ano dos microinfluenciadores, pois é mais eficaz ter um público mais segmentado.
8. Chatbots
Os chatbots serão os protagonistas no que toca a automatização de processos e de eficiência. O relatório aponta que 40% das empresas com mais de 500 funcionários já integraram chatbots nos seus processos ou ainda o vão fazer em 2019.
9. e-Games e e-Sports
Estes serão os novos protagonistas nas redes sociais este ano.
10. Estratégia de co-branding
O co-branding é uma parceria entre duas ou mais marcas diferentes de produtos e serviços que se unem numa acção conjunta ou para promover um produto ou serviço. Esta estratégia ganhará força em 2019, juntamente com o aproveitamento das datas comemorativas, assim como a responsabilidade social. Serão cruciais para aumentar o impacto das marcas e captar potenciais usuários ou clientes.