campanhas de sms marketing de sucesso

O uso de campanhas de SMS Marketing como uma das estratégias já é há muito tempo explorado pelo Marketing Digital. No entanto, ainda nem todas as empresas fazem uso desta estratégia. Se a sua empresa ainda não pensou nisto, então este artigo é perfeito para si! Vamos primeiro mostrar que tipo de SMS se pode mandar e, de seguida, daremos dicas para ter sucesso nas suas campanhas de SMS Marketing.

 

Tipos de SMS

 

Promocional: brindes, descontos, ofertas limitadas.

Convites para eventos: se a sua empresa vai organizar um evento e quer convidar os clientes, este é um dos melhores métodos.

Transaccional: enviar lembretes, prazos de entrega e outro tipo de informação semelhante

Suporte ao cliente: acompanhe os clientes e obtenha feedback no pós-venda

Pesquisas: perguntar aos clientes o que acharam de determinado produto ou serviço

 

Dicas para enviar campanhas de SMS Marketing

 

Não envie SPAM

Em primeiro lugar, deve perguntar ao cliente se autoriza o contacto por SMS. É recomendável enviar campanhas de SMS Marketing somente às pessoas que aceitaram receber este tipo de comunicação. Depois, deve tentar perceber que tipo de campanha interessa mais ao cliente.

Em vez de comprar bases de dados e “bombardear” as pessoas com as suas campanhas, é preferível construir uma base com contactos que autorizaram receber comunicações suas e enviar-lhes campanhas que realmente lhes interessem.

 

Personalize as suas mensagens

Inclua o nome da pessoa na mensagem e, se possível, o tipo de comportamento (se comprou um produto ou outro, por exemplo). Tal como acontece no Email Marketing, a personalização melhora o relacionamento com o cliente. Então, use uma linguagem próxima do cliente, mas não demasiado pessoal.

 

Cuidado com os erros ortográficos

Escrever mal causa uma má impressão sobre a marca, principalmente neste tipo de comunicação, em que só há texto. O espaço para escrever a mensagem já é curto, então deve ser bem aproveitado para passar a mensagem de forma eficaz. Se escrever com erros de ortografia, vai tudo por água baixo, pois os clientes não irão levar a mensagem a sério.

 

Atenção ao horário de envio

Tente enviar as suas campanhas de SMS Marketing durante o horário laboral (entre as 8h e as 18h). Neste período, as pessoas estão mais propensas a compras e não se irão sentir invadidas.

 

Atenção à frequência e quantidade de envio

Tenha cuidado para não enviar demasiadas mensagens, pois a pessoa vai-se cansar. Para isso, defina uma estratégia com meses, dias e horas, para poder enviar as suas mensagens de forma equilibrada, sem ser aborrecido.

 

Envie uma mensagem directa

O espaço para escrever a mensagem é pouco, mas isto pode ser uma oportunidade. Por isso, aproveite para ir directamente ao objectivo da mensagem, sem muitos rodeios.

 

Use momentos oportunos

Use mensagens depois de uma compra, no aniversário do cliente, no Natal, ou noutras datas comemorativas. Estes são os momentos que mais estimulam uma acção após receber a mensagem. Por exemplo, no aniversário do cliente, pode enviar-lhe um cupão de desconto.

 

Incite a curiosidade

As primeiras palavras da mensagem são aquelas que logo captam a atenção do cliente. Se não chamarem a atenção, ele não vai ler o resto. Portanto, escreva de forma a cativar logo o cliente e incite a curiosidade.

 

Monitorize as estatísticas

Sem monitorizar as estatísticas, como taxas de cancelamento, taxas de abertura, etc., não vai saber se as suas campanhas de SMS Marketing estão a resultar. Use softwares que ajudem a monitorizar as estatísticas dos seus envios. Assim, saberá em que campanhas poderá apostar mais e quais poderá descartar futuramente da sua estratégia.