O tempo em que não precisávamos de inteligência artificial ou pesquisas por voz já passou e é essencial que os profissionais de Marketing se adaptem à mudança. Assistiremos a muitas mudanças no Marketing Digital em 2019 que antes não eram tão necessárias. Estas novas tendências estão a evoluir cada vez mais, nesta era tão tecnológica e conectada à Internet. Por isso, as empresas têm de as usar para terem sucesso.
Quais são então as tendências de Marketing Digital em 2019?
Chatbots
Os chatbots são uma boa solução para os seus clientes receberem um serviço personalizado. Além disso, ajudam a reduzir os custos de equipas de serviço ao cliente. A inovação e o desenvolvimento da Inteligência Artificial irão melhorar os chatbots e as suas funcionalidades, aumentando assim a sua popularidade no futuro.
O aumento do uso de chatbots por diversas empresas irá continuar em 2019. Se a sua empresa ainda não tem um chatbot, deve começar já a pensar em trabalhar nisso.
Estes assistentes virtuais oferecem um excelente atendimento ao cliente e automatizam tarefas repetitivas. Assim, os recursos humanos da empresa podem ocupar-se com tarefas mais importantes e complicadas.
Por exemplo, a Uber usa esta tecnologia, para que os passageiros possam escolher o tipo de passeio, rastrear a localização do carro, fazer pedidos, pagar, etc.
Personalização
Para um empresa se destacar a nível de Marketing Digital em 2019, deve ter em conta a personalização. Isto significa conteúdo personalizado, produtos, emails, entre muitos outros.
Usando dados como o histórico de compras, comportamento do cliente e links clicados, é muito fácil personalizar o conteúdo. Além disso, a personalização melhora o relacionamento com o cliente.
A Netflix aproveita esta estratégia, na medida em que, ao fazer login, o banner, o carrossel, a pesquisa, etc, são todos personalizados.
Vídeo
Nos últimos anos, o vídeo tem sido uma das tendências do Marketing Digital. As pessoas passam horas a ver vídeos no YouTube, Facebook e Instagram, seja em computador, TV, tablet ou smartphone. Portanto, com o crescente uso de dispositivos móveis, é fulcral usar o formato correcto de vídeo e usar o modo vertical.
Os vídeos ajudam a captar a personalidade da marca e a criar um bom relacionamento com o cliente. Será uma ferramenta perfeita para a sua estratégia de Marketing Digital em 2019.
Voz
O uso crescente da pesquisa por voz faz com que as empresas adaptem a sua estratégia de Marketing Digital em 2019. Cada vez mais, as pessoas fazem pesquisas por voz, uma vez que é mais fácil. Além disso, o número de erros em assistentes de voz como Alexa e Siri foi reduzido.
Influenciadores
Influencer marketing é um tipo de Word of Mouth (boca a boca), que usa pessoas influentes para transmitir a mensagem a um mercado maior. As marcas pagam aos influenciadores para estes divulgarem a marca.
É uma estratégia bastante eficaz no que toca a atrair clientes. Os influenciadores podem ser pessoas muito conhecidas no Instagram e no YouTube, ou até mesmo bloggers e jornalistas conhecidos. Estas pessoas divulgam a marca através das redes sociais.
Pesquisa visual
Não só está a crescer a pesquisa visual, como também a pesquisa por voz. Os usuários podem fazer upload de uma imagem para fazer uma pesquisa e obter resultados mais específicos.
O Pinterest lançou o Lens, uma nova ferramenta de pesquisa visual, que permite aos usuários tirar fotos de um item, para descobrir onde o comprar online, pesquisar produtos semelhantes, etc.
Similarmente, o Google lançou um mecanismo de busca visual, chamado Google Lens. Esta ferramenta reconhece objectos, pontos de referência e outras coisas, por meio de uma aplicação que usa a câmara.
Outra aplicação é o CamFind, que permite pesquisar qualquer coisa tirando somente uma foto. Por exemplo, se tirar uma foto a um cartaz, o CamFind mostrará informações sobre filmes, trailers, horários de exibição e cinemas locais.
Micro-momentos
As pessoas usam o smartphone durante uma média de 3 horas e meia por dia. Este novo comportamento do consumidor está a mudar a forma como as marcas precisam de trabalhar para captar a atenção dos compradores. Por isso, em questão de segundos, há que entregar a mensagem aos consumidores, de forma clara, senão eles perdem o interesse. Hoje em dia, as pessoas tomam decisões instantâneas sobre, por exemplo, onde ir jantar, qual restaurante escolher, o que comprar, etc. Tenha em conta que as pessoas pesquisam estas informações a qualquer momento.
Histórias nas redes sociais
As histórias nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, ganham cada vez mais popularidade, pelo que as marcas têm de pensar nesta estratégia de Marketing Digital em 2019. Pode-se usar o vídeo ao vivo para promover o relacionamento com o cliente. Assim, nestes vídeos em directo, pode mostrar a história por trás da criação de um produto, pedir opiniões aos usuários, etc.
O ano 2019 será focado na personalização, automação e inteligência artificial, para melhorar o relacionamento com os clientes. Portanto, repense bem a sua estratégia de Marketing Digital em 2019, para chegar ao seu público de forma eficaz!