Cada vez mais empresas seguem o caminho das vendas online, uma vez que há cada vez há mais consumidores a comprar pela internet. Mas como vender online? O comportamento do consumidor digital está em constante mudança. Vamos entender diversos factores para potenciar as suas vendas online.
O processo de vendas
Para ter sucesso com as vendas online, é essencial entender como funciona o processo de vendas. Constitui-se por três etapas que alinham o processo de compra do cliente.
- Pré-venda
- Venda
- Pós-venda
1 – Pré-venda
Este é o momento de planear o que antecede a venda. Para isso, é preciso questionar determinados pontos:
- Quem é o público-alvo?
- Quais são os problemas do cliente?
- Como o produto ou serviço pode solucionar esses problemas?
- Como fazer com que o cliente valoriza a sua solução?
- Quais os melhores canais a ser usados para transmitir a mensagem?
- Qual o custo?
- Quem são os concorrentes?
Estes e outros pontos são essenciais para começar bem a primeira etapa do processo. Saber quem é o cliente é um dos mais importantes, pois se atingir o cliente certo, facilita a próxima etapa. Para conhecer o cliente, tem de ir além dos dados demográficos. É preciso saber o comportamento, objectivos e necessidades, qual a linguagem usada, etc.
2 – Venda
Estando definido o cliente ideal, vai definir as estratégias para anunciar o seu produto ou serviço. Pode optar pela publicidade paga, como nas redes sociais, Google Adwords, email marketing, etc. Senão, pode fazer com que os clientes encontrem a sua empresa ao pesquisarem por soluções em motores de busca ou redes sociais, através de SEO e marketing e de conteúdo (blogs, ebooks, webinars, etc.).
Nesta fase, tem de analisar também as formas de pagamento e como o produto ou serviço chegará ao seu cliente.
3 – Pós-venda
Depois de vender o produto ou serviço, nunca pode considerar o processo concluído. Pelo contrário! A etapa do pós-venda é tão importante quanto as outras, pois ajuda na fidelização do cliente. Assim, ele irá realizar outras compras e recomendar a sua empresa a conhecidos.
Portanto, é essencial ter um bom serviço de atendimento ao cliente. Após a venda, entre em contacto com o cliente através de email ou por telefone, a pedir feedback do produto ou serviço e oferecendo suporte para uma eventual dúvida que possa surgir.
Os três pilares das vendas online
- Autoridade
- Confiança
- Estratégia
1 – Autoridade
A autoridade no universo das vendas online é basicamente: tornar-se líder, ser respeitado e ganhar espaço no nicho de mercado em que a empresa está inserida.
Para transmitir confiança e credibilidade, tem de mostrar que sabe do que está a falar. Isto pode ser através de materiais de fácil acesso para a audiência, que ajudem na solução dos problemas.
Criar um blog
O blog é uma óptima ferramenta para estabelecer autoridade, pois permite entregar conteúdo para a audiência. Para isso, é preciso ter dois factores em mente:
- Relevância: o conteúdo deve corresponder aos interesses da audiência
- Frequência: o conteúdo de qualidade deve ser frequentemente actualizado.
Cada página nova indica que o site está sempre activo e frequentemente actualizado. Assim, o Google rastreia essas alterações e recompensa o seu esforço, classificando melhor as páginas nos resultados de pesquisa.
Não precisa de actualizar todos os dias. Se publicar uma ou duas vezes por semana já é uma estratégia que pode trazer bons resultados.
Vídeos
No mundo das vendas online, os vídeos são a forma de conteúdo que gera mais engagement com a audiência. Ao contrário do blog, os vídeos são mais dinâmicos e, por isso, aumentam a empatia com o público.
Além disso, o vídeo vem solucionar outro problema, que é a falta de tempo. As pessoas querem reter as informações o mais rápido possível, para decidir se querem fazer a compra ou não.
É de salientar que o Google dá destaque aos vídeos nas pesquisas dos usuários.
Conteúdos de qualidade gratuitos
Podes ser posts no blog, como já referido, ebooks, infográficos, vídeos tutoriais e outros formatos. Por um lado, com a oferta de material gratuito rico e de qualidade, vai educar os clientes e nutrir o relacionamento com eles. Por outro lado, vai fazer com que estejam mais dispostos a comprar.
2 – Confiança
A confiança tem a ver com a forma como os clientes vêem a marca, assim como a autoridade. Precisa de bastante tempo e esforço para ser conquistada e, portanto, para garantir credibilidade, é preciso:
Ser acessível
Como as pessoas não podem experimentar o produto antes da compra online, é normal terem dúvidas. Para isso, é fulcral que a equipa de vendas esteja acessível desde o primeiro contacto, seja por email, telefone, redes sociais, etc.
Entregar o prometido
Ninguém gosta de comprar um produto pela internet e depois, quando o recebe, ver que não é nada como esperava. O ideal é ser honesto nos anúncios e entregar ao cliente aquilo que realmente está a prometer. Agir de forma ética evita comentários negativos das pessoas, que espelham a palavra a conhecidos, ou até mesmo processos por propaganda enganosa.
Clique aqui para ver compras que correram mal pela internet.
Usar testemunhos de clientes
Os testemunhos de clientes são a prova em como os seus produtos ou serviços funcionam. Além disso, a opinião de outras pessoas pode ser decisiva para a aquisição de um produto ou não, principalmente no que toca a vendas online.
3 – Estratégia
Existem muitas estratégias para criar um relacionamento duradouro com a audiência. No entanto, é preciso saber quando e como colocá-las em prática para estimular as vendas online. Seleccionámos algumas estratégias que pode usar.
Google Adwords
O Adwords exibe os anúncios com base nas palavras-chave usadas nas pesquisas dos usuários. É uma óptima ferramenta de segmentação, uma vez que o anúncio será mostrado a quem tem interesse no produto.
Outro ponto positivo é que só paga quando alguém clica no link. Se o anúncio simplesmente for mostrado e não houver cliques, não paga.
Facebook Ads
Esta ferramenta permite que segmente o seu público conforme a idade, sexo, interesses, comportamento, localização, etc.
Mesmo que os usuários não cliquem no anúncio, não deixa de ter visibilidade, o que aumenta a eficiência e o engagement.
Copywriting
Isto tem a ver com a descrição atractiva dos seus produtos, para incentivar os usuários a tomar uma decisão de compra. Pode ter um site muito apelativo a nível de design, mas o copywriting conta mais para que ocorra uma conversão.
Email Marketing
Não usar o Email Marketing pode fazer perder oportunidades de negócio. Esta estratégia é bastante útil para fortalecer o relacionamento com os clientes.
SEO
O SEO ajuda bastante na classificação nos motores de busca e não custa nada além de tempo e esforço.
É preciso conhecer as boas práticas de SEO para optimizar o conteúdo. Se trabalhar bem palavras-chave específicas, aumenta a probabilidade de o usuário encontrar a empresa online ao procurar por determinados termos.
Criação de landing pages
Nas vendas online, pode utilizar o seu site para se aproximar ainda mais da audiência, captar leads e, portanto, encontrar novos clientes.
Assim, pode criar um ebook, infográfico , newsletter ou registo para captar leads. Veja o exemplo da landing page da Easymail.
Se tiver dúvidas, pode contactar-nos e ajudá-lo-emos na criação da sua landing page!
Concluindo…
Agora você está mais preparado para negociar o seu produto e chegar aos seus clientes.
Conheça bem o seu cliente, para conseguir perceber o processo de compra e, portanto, definir no seu processo de compra as tácticas a usar.
Por isso, comece já a potenciar as suas vendas online!