O Ano Novo é uma das celebrações mais comemoradas no mundo inteiro, o que significa que é a altura ideal para chegar aos seus clientes através do SMS Marketing e desejar-lhes um feliz Ano Novo! Um simples texto mostra aos seus clientes que se lembrou deles e se preocupa. É sempre bom espalhar positividade e alegria na comunicação para os clientes! Ao pensar na estratégia de SMS Marketing para o Ano Novo, tenha em mente que as pessoas usam as SMS como forma de comunicação mais privada, ou seja, é um canal usado para comunicar com família e amigos, não com empresas. Então, como fazer com que a comunicação seja o mais próxima possível?
Dicas de SMS Marketing para o Ano Novo
Foque-se nos clientes mais antigos
Ao começar a enviar as mensagens de Ano Novo, comece pelos clientes mais antigos. Estas são as pessoas que melhor conhecem a sua empresa e que usufruem dos seus serviços. Portanto, as mensagens enviadas para estes clientes serão as mais bem-vindas.
Segmente e personalize as mensagens
Esta dica geral de SMS Marketing vale também para as dicas de SMS Marketing para o Ano Novo. Crie mensagens diferentes para distintos segmentos, pois uma só mensagem para todos os clientes não irá cobrir todos os interesses. Portanto, segmente os clientes e ofereça informação de acordo com os interesses de cada grupo.
Além disso, convém colocar o nome da pessoa na SMS, para que a comunicação seja o mais individual possível. Por exemplo, se a cliente se chama Sofia, irá preferir receber uma mensagem a tratá-la pelo próprio nome, do que uma em que esteja escrito “caro cliente”. É possível fazer isto através de ferramentas próprias de automação.
Tenha atenção ao “timing”
O facto de alguém gostar ou não de receber SMS depende da hora em que as pessoas recebem as mensagens. É recomendado evitar enviar mensagens logo de manhã cedo, em horas de ponta ou a horas muito tardias.
A melhor hora para enviar depende do segmento, mas acertar na hora é essencial para mostrar o profissionalismo da empresa.
O que escrever na SMS de Ano Novo?
Ao escrever as mensagens tenha sempre em conta que:
- elas são curtas, por isso crie conteúdo atraente com poucas palavras;
- devem ser claras e directas.
A estratégia de SMS Marketing para o Ano Novo pode incluir descontos, promoções, conselhos ou, simplesmente, votos de um próspero ano.
Pense nos objectivos de Ano Novo
Muitas pessoas pensam nos seus objectivos de Ano Novo. Por exemplo, um dos principais objectivos costuma ser perder peso ou começar a ter um estilo de vida mais saudável, logo após os excessos da época natalícia. Se a sua empresa está inserida no sector do desporto e/ou saúde, é uma boa oportunidade para motivar os seus clientes a cumprir este objectivo. Por exemplo, um ginásio pode oferecer descontos para novas pessoas inscritas, uma clínica pode planear uma campanha promocional para os seus tratamentos de beleza, etc.
Independentemente do sector de actividade, os seus clientes têm de saber que a sua empresa está disposta a ajudá-los com os seus objectivos de Ano Novo.
Ofereça promoções
Após o Natal, as vendas continuam em grande, pelo que aproveite para desejar um bom Ano Novo com descontos na compra dos seus artigos. Use palavras que atraiam a atenção das pessoas, como “desconto”, “ofertas” ou “promoções”. Por exemplo, “Sabe que pode aproveitar até 40% de desconto na nossa loja? Não perca tempo. A promoção começa hoje! Estamos à sua empresa.”
Partilhe os seus planos para o Ano Novo
Se a sua empresa tiver planos para grandes mudanças no próximo ano, é boa ideia partilhar com os clientes. Pode ser a remodelação da loja, uma nova gama de produtos, mudança de localização ou até uma nova loja.
Deseje um feliz Ano Novo
A mais lógica, mas não menos importante, de todas as dicas de SMS Marketing para o Ano Novo. Pode desejar aos seus clientes uma boa passagem de ano ao enviar frases inspiradoras.