A tecnologia está em constante mudança e por isso os UX Designers têm de estar sempre atentos às tendências de Design. Estilos gráficos, tecnologias, conteúdos, novas linguagens, etc, estão sempre presentes no desenvolvimento de UX Design. Nos últimos anos, o Flat Design (design mais minimalista) esteve em destaque, mas a partir de 2019 voltará a tendência do vintage, apesar de o estilo minimalista continuar.

 

Vamos ver então quais são as principais tendências de Design para 2019

 

Do “Flat Design” para o “Material Design”

Por um lado, o conceito de “Flat Design”, como já referido, tem a ver com o minimalismo e foca-se na usabilidade e no uso de cores brilhantes através de ilustrações 2D. Por outro lado, o “Material Design” tem mais profundidade e detalhes, com animações responsivas, transições e preenchimento. Portanto, com o Material Design teremos:

  • 3D: ao Flat Design introduzir-se-á de texturas e padrões, que irão acrescentar profundidade;
  • Interactividade: o uso de animações aumentará a interactividade por parte dos usuários, o que é bastante vantajoso, pois cativa-os;
  • Adaptabilidade: designs únicos para experiências em vários dispositivos aumentarão a personalização do projecto.

 

Comandos de voz

A pesquisa através de comandos de voz está a aumentar cada vez mais, apesar de as pesquisas tradicionais por escrita continuarem com bastante força. Por isso, empresas que olham para o futuro têm de considerar os recursos de ativação de voz como parte do seu UX Design e estratégia de negócios.

 

Gradientes

O uso de gradientes por grandes empresas, como o Instagram, fez com que voltassem a ganhar popularidade. A ideia é que os gradientes não contenham cores que “entrem em conflito”, mas sim que combinem entre si. Isto trará mais dimensão e profundidade.

 

tendências de design - instagram gradiente

Logótipo do Instagram: antes e depois.

 

tendências de design - asana gradiente

Página inicial do website Asana

 

Profundidade

O uso de sombras para criar relevo e profundidade tem sido tendência e vai continuar a ser no próximo ano.

A profundidade é uma estratégia de design que permite aos utilizadores estabelecer uma hierarquia visual dos elementos gráficos. Isto ajuda a melhorar a funcionalidade e a simplicidade do projecto. Sem dúvida, a profundidade será uma das tendências de design usada em ícones, ilustrações, sites e inclusive materiais impressos.

 

tendências de design - profundidade

 

Bicromia

A bicromia é, nada mais, nada menos, do que a utilização de duas cores ou tons e tem tido grande destaque no mundo do design. Em design, consiste em alterar as cores de uma imagem para deixar apenas duas cores ou tons evidentes.

 

Divulgação line-up Rock in Rio 2017 – Bandas em duotone (bicromia)

 

Cores vibrantes

Estão a ficar na moda os tons pastel e as cores eléctricas nos projectos de design. Veremos essas cores combinadas em gradientes, como já referido. Além disso, as cores fortes transmitem positividade.

 

Animações

O dinamismo dos GIF’s e SVG’s captam logo a atenção do público, sendo assim importantes ferramentas de comunicação. Os GIF’s são muito usados em anúncios, emails, ilustrações e ícones.

Também tende a crescer o uso de imagens animadas, ou seja, fotografias estáticas, nas quais é adicionado um loop de vídeo numa parte específica da imagem.

 

tendências de design - gif easymail

GIF do website da Easymail

 

Tipo de fontes

Nos últimos tempos tem-se usado fontes mais simples, sem serifa. No próximo ano, voltaremos a ver as fontes artísticas e decorativas.

Outra questão interessante a falar neste tópico é a das fontes variáveis. Ao contrário das cores normais e estáticas, as fontes variáveis implicam uma transição suave, uma variação contínua de largura e outras transformações.

 

tendências de design - gif tipo de fontes