Com a época festiva a chegar, a Google já deu conselhos de Natal, para que as marcas tenham sucesso nas vendas. Segundo Fionnuala Meehan, VP EMEA, Google Marketing Solutions, ser a primeira marca a anunciar para o Natal não vai garantir sucesso algum. O que realmente importa é pensar lateralmente, ou seja, buscar soluções criativas e originais, bem como pensar localmente e continuar a agir depois de a época festiva ter terminado.
Muitos compradores começam a fazer compras para o Natal já em Outubro. Por isso, as marcas que esqueçam a ideia de que essa altura é demasiado cedo para fazer as campanhas sazonais.
Tendo tudo isto em conta, a Google deu 6 conselhos de Natal para as marcas comunicarem melhor com os compradores.
6 conselhos de Natal da Google
Coloque-se no lugar dos compradores
Produtos como papel de embrulho são os mais procurados nesta época. Porém, há outros produtos menos óbvios que também merecem atenção. É o caso das pastilhas para a indigestão, cujas pesquisas começam a subir a 3 de Dezembro e atingem o pico de vendas três semanas depois. Similarmente, a pesquisa por pilhas também aumenta em Dezembro, principalmente entre os dias 24 e 30. Assim, Fionnuala Meehan aconselha as marcas a reverem as palavras-chave usadas e a ajustarem os anúncios às datas com mais procura de certos produtos.
Comece cedo e acabe tarde
Começar cedo as campanhas sazonais é positivo, até porque esta época é uma maratona. Segundo a Google, em Dezembro, 20% do tráfego acontece seis dias depois do pico. Além disso, pesquisas com a expressão “onde comprar” dão-se mais entre 18 e 23 de Dezembro. O conselho de Natal, neste caso, será ter os anúncios a correr durante todo o mês de Dezembro e confirmar que o stock é suficiente para a procura.
Dê uma segunda oportunidade
Muitos compradores online abandonam os sites sem fazer qualquer conversão. No entanto, pode incentivá-los a voltar à sua loja online. Tente comunicar com eles através de remarketing, mostrando fotos do produto que estavam a pesquisar. É uma forma rápida e informal de relembrar as pessoas que a empresa tem o que eles precisam.
Mostre às pessoas o que tem na loja online
Dê todas as informações ao cliente. Isso inclui se o artigo se encontra em stock e quanto tempo demorará a ser entregue. A Google aconselha as marcas a mostrar o seus níveis de inventário (por exemplo, “x produtos disponíveis”). Assim, os clientes poderão confiar no que estão a comprar.
Os clientes estão mais próximos do que imagina
Muitas pessoas começam por pesquisar no Google as lojas mais próximas de casa. Depois de se certificarem se existe o que querem, é que vão à loja física. Isto acontece num período de 24 horas, aproximadamente. Aqui, o conselho de Natal é filtrar os anúncios para a área local, para chegar aos compradores próximos. Além disso, é aconselhável ter o negócio no Google My Business, para que as pessoas possam encontrar a loja mais facilmente na pesquisa online.
Experimente algo novo
Há sempre consumidores dispostos a comprar em lojas novas. Neste caso, a lealdade dos consumidores tem um período curto, mas isso pode ser sempre aproveitado. Considere anúncios comerciais (shopping ads), que incluem uma foto do exacto produto que as pessoas procuram, juntamente com o preço, avaliação e muito mais.
Ponha a sua loja online em prática e siga estes conselhos de Natal dados pela Google.