A Arquitetura de Informação é um importante conceito quando falamos em UX, pois combina os esquemas de organização, com sistemas de rótulos de pesquisa e de navegação nos websites e intranets. O seu objetivo é facilitar a realização de tarefas e tornar intuitivo o acesso ao conteúdo.
As funções da Arquitetura de Informação são:
- Facilitar o acesso à informação
- Equilibrar as necessidades dos utilizadores, o contexto e o conteúdo
- Dar ênfase às informações importantes
- Retirar as informações desnecessárias
A Arquitetura de Informação resulta da relação entre contexto, conteúdo e utilizadores.
Contexto
Devemos considerar os objectivos do projecto, as políticas da empresa, a sua cultura, tecnologia disponível, assim como os seus recursos humanos. É igualmente essencial considerar os comentários de colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, etc.
Conteúdo
Todo o tipo de conteúdos que a empresa disponibiliza, tanto online como offline. Inclui textos, imagens, gráficos, estrutura, volume de informação, mapeamento das páginas, etc.
Utilizadores
Qual o nosso público-alvo ou personas, as suas necessidades, os comportamentos de procura de informação, bem como o vocabulário usado e o nível de conhecimento sobre o seu produto/serviço.
Componentes da Arquitetura da Informação
- Sistemas de Organização – Agrupamento e categorização do conteúdo (assunto, cronologia, hierarquia).
- Sistemas de Rotulagem – Formas de representação e apresentação da informação, definindo signos visuais a usar.
- Sistemas de Navegação – Forma de navegar na interface.
- Sistemas de Busca – Ter em conta as possíveis perguntas do utilizador e as possíveis respostas.
O arquiteto de informação tem de:
– pensar o site
– construir o mapa de navegação
– desenhar os wireframes
– definir o design
– interagir com a equipa de desenvolvimento tecnológico
Além disso, tem de ter em conta:
– as necessidades dos utilizadores
– a informação disponibilizada
– a forma como a informação é disponibilizada
– evidenciar as informações relevantes
– acesso à informação
Quando falamos em Arquitetura de Informação, obrigatoriamente falamos também em usabilidade. Esta é a forma como as pessoas utilizam uma ferramenta ou interface. A usabilidade obedece a certas regras:
- Diálogos simples e naturais
- Falar a linguagem do usuário
- Consistência – Um mesmo comando ou uma mesma ação terá sempre o mesmo efeito
- Feedback – Informar continuamente ao usuário sobre o que ele está a fazer
- Saídas Claramente Marcadas – deverá ser fácil abortar uma tarefa ou desfazer uma ação
- Prevenir Erros