A Arquitetura de Informação é um importante conceito quando falamos em UX, pois combina os esquemas de organização, com sistemas de rótulos de pesquisa e de navegação nos websites e intranets. O seu objetivo é facilitar a realização de tarefas e tornar intuitivo o acesso ao conteúdo.

As funções da Arquitetura de Informação são:

  • Facilitar o acesso à informação
  • Equilibrar as necessidades dos utilizadores, o contexto e o conteúdo
  • Dar ênfase às informações importantes
  • Retirar as informações desnecessárias

 

A Arquitetura de Informação resulta da relação entre contexto, conteúdo e utilizadores.

Contexto

Devemos considerar os objectivos do projecto, as políticas da empresa, a sua cultura, tecnologia disponível, assim como os seus recursos humanos. É igualmente essencial considerar os comentários de colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, etc.

Conteúdo

Todo o tipo de conteúdos que a empresa disponibiliza, tanto online como offline. Inclui textos, imagens, gráficos, estrutura, volume de informação, mapeamento das páginas, etc.

Utilizadores

Qual o nosso público-alvo ou personas, as suas necessidades, os comportamentos de procura de informação, bem como o vocabulário usado e o nível de conhecimento sobre o seu produto/serviço.

 

Componentes da Arquitetura da Informação

  • Sistemas de Organização – Agrupamento e categorização do conteúdo (assunto, cronologia, hierarquia).
  • Sistemas de Rotulagem – Formas de representação e apresentação da informação, definindo signos visuais a usar.
  • Sistemas de Navegação – Forma de navegar na interface.
  • Sistemas de Busca – Ter em conta as possíveis perguntas do utilizador e as possíveis respostas.

O arquiteto de informação tem de:

– pensar o site

– construir o mapa de navegação

– desenhar os wireframes

– definir o design

– interagir com a equipa de desenvolvimento tecnológico

 

Além disso, tem de ter em conta:

– as necessidades dos utilizadores

– a informação disponibilizada

– a forma como a informação é disponibilizada

– evidenciar as informações relevantes

– acesso à informação

 

Quando falamos em Arquitetura de Informação, obrigatoriamente falamos também em usabilidade. Esta é a forma como as pessoas utilizam uma ferramenta ou interface. A usabilidade obedece a certas regras:

  • Diálogos simples e naturais
  • Falar a linguagem do usuário
  • Consistência – Um mesmo comando ou uma mesma ação terá sempre o mesmo efeito
  • Feedback – Informar continuamente ao usuário sobre o que ele está a fazer
  • Saídas Claramente Marcadas – deverá ser fácil abortar uma tarefa ou desfazer uma ação
  • Prevenir Erros