Uma lista de qualidade é aquela que reúne endereços de email de pessoas que estão interessadas nos produtos e serviços do nosso negócio.

Não se trata apenas de manter um relacionamento com quem já nos fez compras, que é também muito importante, mas também procurar estabelecer uma ligação com pessoas que não são clientes.

O que significa que o primeiro passo neste processo é fazer com que fiquem interessadas nos nossos produtos e serviços, na forma como comunicamos e no suporte aos clientes. Mesmo aqueles que ainda não o são.

O primeiro objectivo é que adiram à estratégia de email marketing, passando à categoria de subscritores, para mais tarde convertê-los em clientes satisfeitos. À partida, esta segunda parte da missão é a mais complicada.

Obter o endereço de email de uma pessoa, de forma legítima e ética não é fácil, mas está longe de ser impossível, mesmo com as obrigações impostas pelo Regulamento Geral de Protecção de Dados.

O compromisso estabelecido entre a pessoa e o nosso negócio é pequeno e o endereço de email pode ser retirado tão depressa como foi dado.

Por outro lado, sabe-se que quanto mais tempo uma pessoa está numa lista de email de um site sem se tornar cliente, mais difícil se torna levá-la a comprar pela primeira vez.

Daí que devemos promover uma jornada de iniciação que procure criar um relacionamento mais significativo entre o novo subscritor e a loja, levando-o a dar um passo mais, o passo seguinte, transformando-se num cliente.

Sem estratégias agressivas.

Tudo começa por captar a atenção do potencial cliente, transportá-lo para a lista e “namorá-lo” com uma sequência de boas-vindas e oferta de valor.