O Email Marketing é uma ferramenta poderosa para o seu blog. Ao construir uma estratégia eficaz, a sua audiência pode crescer e será mais fácil promover o seu conteúdo.
A criação de uma estratégia de Email Marketing para blogs pode ser feita de variadas maneiras. Primeiro, irá precisar de uma plataforma de Email Marketing que ajude a cumprir os seus objectivos, ou seja, que lhe permita criar facilmente as newsletters e ainda ajude na análise de estatísticas.
Neste artigo, vamos compreender as vantagens do Email Marketing para blogs e dicas para criar uma estratégia.
Porquê usar Email Marketing para blogs?
Este canal de comunicação vai ajudar a encorajar as pessoas a visitar novamente o seu blog, bem como a mantê-las actualizadas sobre os seus novos artigos. Além disso, o email é bom para se conectar com audiência a um nível mais pessoal. No entanto, lembre-se: em primeiro lugar, as pessoas têm de autorizar a recepção dos emails; em segundo lugar, elas gostam de receber emails úteis e informativos.
Como criar uma estratégia de Email Marketing para blogs?
1 – Construa a sua lista de contactos
Este é o primeiro passo e também o mais desafiante. Criar uma lista de contactos demora algum tempo, mas não se preocupe. Pense assim: se não tiver subscritores, o seu conteúdo será menos visto.
Para conseguir mais subscritores, coloque no seu blog um formulário de inscrição, com um call to action. Pode colocar na Homepage, na página sobre o seu blog ou até mesmo um popup.
2 – Escolha uma plataforma de Email Marketing
Com a plataforma certa, criará facilmente os seus emails e terá acesso a estatísticas de cada envio. Será mais fácil ver quais foram os emails com maiores taxas de abertura e de cliques e, assim, adaptar a sua estratégia.
3 – Mostre aos subscritores um pouco do seu conteúdo recente
Idealmente, os seus emails devem redirecionar para o seu blog. No seu email, dê uma amostra dos seus artigos mais recentes, de modo a incitar a curiosidade dos leitores. Não se esqueça de colocar o link para os artigos em questão.