A pirataria online existe em todo o mundo e é comum em muitos países. Normalmente, destaca-se pelos altos preços dos produtos, como música, filmes e jogos.
Quer saber curiosidades sobre a pirataria online?
As pessoas por detrás de Game of Thrones ficam contentes por a série ser pirateada.
Esta é uma das séries mais pirateadas de todos os tempos. No entanto, quem trabalhou na série considera a pirataria online um elogio, mais ainda do que um prémio.
A Netflix usa a pirataria online para decidir a próxima série do catálogo.
A Netflix admitiu que está atenta àquilo que as pessoas pirateiam mais para decidir que séries e filmes adicionar ao catálogo. Por exemplo, notaram que na Holanda as pessoas gostavam muito de Prison Break, pelo que puseram a série como um dos grandes títulos na lista do que tinha para oferecer.
Trent Reznor mandou os fãs fazerem download das suas músicas gratuitamente
O vocalista dos Nine Inch Nails odeia os altos preços dos CDs da banda. Numa visita à Austrália, ficou estupefacto com os altos preços que estavam a ser cobrados pela sua música, que em palco disse aos fãs para roubarem as músicas.
A produtora disse-lhe que o preço era muito alto, pois os fãs da banda iriam comprar os álbuns, independentemente do custo.
O álbum dos System of a Down
Pouco depois de os System of a Down lançarem o álbum Toxicity, que teve bastante sucesso, algumas músicas de pouca qualidade foram lançadas num álbum chamado Toxicity 2. A bandas não quis lançar estas músicas e quando souberam do ocorrido, gravaram um álbum completamente novo e adicionaram ainda mais músicas, para irritar os piratas. Este novo álbum chamou-se “Steal this Album!”.
Como notaram que as pessoas pirateavam a sua música, escreveram e gravaram músicas melhores, numa versão mais barata do que as versões vendidas pelos piratas.
A Microsoft não se importa que as pessoas façam download de software, desde que seja o deles
A Microsoft investe milhões em medidas anti-pirataria, embora saibam que as pessoas vão piratear os seus produtos de qualquer maneira. Por isso, a empresa adoptou a postura de “se vão roubar, roubem de nós”. A lógica é que, apesar de gratuitamente, a pessoa está a usar o software e possivelmente tornar-se-á num cliente. A Microsoft não fica contente por as pessoas fazerem downloads gratuitos dos seus produtos, mas podem-se orgulhar de isso acontecer mais com eles do que com a Apple.
As músicas dos Radiohead foram tão contrabandeadas, que os fãs conseguiram cantar o seu novo álbum num concerto
Os Radiohead aperceberam-se cedo de que as pessoas iriam descarregar as suas músicas de qualquer maneira, pelo que aceitaram isso. Quando a banda foi a Barcelona actuar, na tour de lançamento do álbum Kid A, todo o concerto foi gravado e em seguida ficou disponível no Napster. Quando a banda actuou em Israel algumas semanas depois, a audiência cantou as músicas juntamente com eles. O baixista da banda achou maravilhoso, pois apesar de as pessoas terem sacado as músicas ilegalmente, gastaram dinheiro para ir vê-los ao vivo.
Lars Ulrich pirateou o álbum dos Metallica simplesmente porque ele podia
O co-fundador dos Metallica admitiu numa entrevista que, após o lançamento do álbum Death Magnetic, ele fez download ilegalmente apenas para saber como funcionava a pirataria e porque ele simplesmente podia. Ele afirmou: “se há alguém que tem o direito de fazer download gratuito do Death Magnetic, sou eu”.