O email marketing é uma forma eficiente de angariar e conquistar novos clientes, utilizada pela grande maioria das grandes empresas.
Esta estratégia de comunicação é usada principalmente para:
- Comunicar descontos/saldos;
- Confirmar uma compra que realizada numa loja online;
- Comunicar lançamentos de novos produtos;
- Informar sobre alterações no site ou na loja online;
- Informar sobre um novo artigo no blog;
- Vender um produto físico ou digital;
- Entre outras.
No entanto, o email marketing tem de ser bem feito:
• segmentado – temos que comunicar para quem esteja interessado nos nossos artigos;
• com uma comunicação atractiva, como numa conversa de 1 para 1;
• obedecendo a uma estratégia bem definida.
Parece muito?
Talvez seja, mas as estratégias de envio de emails em massa, que procuram atingir todas as pessoas da mesma forma, acabaram. Antes, o uso do email marketing era visto como uma versão digital de propagandas enviadas por correio. Por isso, o email era visto como um canal de comunicação em massa, sem mensagens relevantes para quem as recebia. O email marketing evoluiu e se for usado como no passado, vai incomodar e excluir um conjunto de pessoas que ficarão com uma má impressão da marca. Hoje me dia, o email é tido como uma das maneiras mais pessoais de comunicar com os consumidores, através de troca directa de mensagens.