desenhar uma landing page

Uma landing page é uma página destinada à conversão de leads, ou melhor dizendo, aumentar as probabilidade de as pessoas se tornarem clientes. Assim, o seu único objectivo é a conversão. Estas páginas contêm menos elementos e links do que a homepage normal. O objectivo é levar a pessoa à landing page, para se conseguir uma conversão. Pode ser, por exemplo, para descarregar um eBook.

Porém, desenhar uma landing page não é tarefa muito fácil, mas tampouco é complicado.

Quais os elementos que devem constar ao desenhar uma landing page?

Ao desenhar uma landing page, há certos elementos quase obrigatórios que devem estar incluídos.

Título e subtítulo

Muitas pessoas chegam à landing page após somente lerem o cabeçalho. Assim, estes são os elementos mais importantes desta página. Devem ser, portanto, chamativos para que as pessoas tenham interesse na sua oferta.

Imagem

Quando desenhar uma landing page, use uma imagem que reflita a sua oferta. Esta é uma das primeiras coisas que as pessoas vão ver na página. Ao colocar uma imagem, evite as imagens genéricas dos bancos de imagens, já muito usadas, pois isso pode atrapalhar a conversão.

Descrição da oferta

A sua landing page deve incluir mais descrições sobre a sua oferta, para além do título e subtítulo. Esta descrição deve vender bem a ideia, eliminar dúvidas e alinhar expectativas. Para isso:

  • Divida o texto por pontos, pois tornam a leitura mais fácil;
  • Escreva fragmentos ou frases curtas, que sejam fáceis de ler;
  • Destaque os termos importantes a negrito;
  • Refira os benefícios e não as funcionalidades da sua oferta.

Caso a oferta seja mais complexa e necessite de mais explicações, pode recorrer a um vídeo explicativo ou uma apresentação prévia do material, por exemplo usando o SlideShare.

Formulários

O formulário é obrigatório, pois sem ele não existe conversão. Ao criar o formulário, pense nas informações que serão mais relevantes. Não peça demasiadas informações às suas leads, pois quanto mais pedir, menor a taxa de conversão. Pense na informação que mais vai precisar para contactar os leads, por exemplo, o email.

Outros elementos que pode colocar

Direccionar o olhar do visitante

Pode usar setas ou outros elementos que chamem a atenção para o formulário. Os olhos das pessoas irão seguir estes indicadores, podendo influenciar a conversão.

Prova social

Coloque evidência de que outras pessoas compraram ou fizeram download do material, enfim, que encontraram valor na oferta. A prova social vai aumentar as conversões, uma vez que as pessoas tendem a aceitar o que outras recomendaram. Pode fazer isso com botões de partilha de redes sociais ou número de downloads do material.

Sentimento de urgência

Na landing page, pode colocar a data em que a oferta expira, estimulando os visitantes mais indecisos a agir mais rapidamente. Pode usar, por exemplo, cronómetros que contam as horas e minutos para o fim da oferta. Isto é muito eficaz, por exemplo, na venda de bilhetes para espectáculos ou reservas de hotéis.