Ao definir o público-alvo, temos de ser capazes de responder a certas questões, como “quem são os meus clientes?”, “para quem ofereço os meus produtos?” ou “o que atrai o interesse deles?”. Só respondendo a estas questões é que será possível criar soluções e formas de divulgação que realmente atinjam os objectivos. Além disso, este processo permite criar estratégias focadas no cliente e não no produto, como era feito antigamente.
No entanto, ainda há muitos profissionais que têm dificuldades em definir o público-alvo. Por isso, criámos este post para responder a essas dúvidas.
Como definir o público-alvo da sua empresa?
O público-alvo é, basicamente, os principais clientes, ou seja, pessoas que poderão vir a ter interesse nas suas soluções. Não adianta criar óptimos produtos, boas campanhas de marketing e investir tempo e dinheiro, se não estamos a enviar as comunicações para o público certo. Por isso, siga estas dicas para definir o público-alvo certo para a sua empresa.
1 – Pesquise o mercado
Conhecer e entender o mercado é importante para se poder analisar as oportunidades e as opções às quais o público-alvo já tem acesso. Portanto, pesquise as acções da concorrência, como são os seus produtos, os diferenciais, o atendimento ao público, quais os canais de comunicação usados, a forma de linguagem, etc.
Um bom truque é visitar feiras e exposições, uma vez que reúnem a maioria das empresas do ramo e dá para ver como os consumidores se interessam pelas soluções.
2 – Converse com as pessoas
É importante fazer uma pesquisa com as pessoas, para se encontrar quem realmente se pode interessar pelos produtos ou serviços. Se já tem um produto bem definido e quer procurar melhores formas de o divulgar, essa pesquisa ajuda bastante.
Primeiro, imagine quem poderia beneficiar com o seu produto. Depois, use as redes sociais para encontrar esses grupos de pessoas e fazer contacto.
Converse com as pessoas, peça-lhes a opinião sincera e, principalmente, ouça o que eles têm a dizer.
Além disso, a pesquisa vai ajudar imenso a conhecer melhor os potenciais clientes, ou seja, obterá dados importantes, como a melhorar linguagem a usar, as suas necessidades, como eles usam o produto, etc.
3 – Crie grupos de segmentação
Segmente o seu público-alvo em grupos, divididos por idade, profissão, linguagem, localização ou qualquer outra característica que seja importante para si e o seu produto.
Ao criar os grupos, poderá entender a necessidade de cada um e produzir conteúdos adequadas a cada um.
4 – Defina a sua persona
Definir somente o público-alvo pode não ser suficiente para alguns negócios. É aí que entram as personas. Enquanto o público-alvo oferece uma visão geral dos potenciais clientes, a persona é, basicamente, uma personagem fictícia do comprador ideal. Tem uma identidade bem definida, tanto a nível demográfico como comportamental.
O público-alvo é o primeiro passo para quem ainda está a desenvolver a sua estratégia e quer compreender melhor a audiência. Depois é que se usará as personas como forma de segmentar ainda mais o público e conseguir definir estratégias mais individualizadas.