Todos sabemos que a internet é um meio excelente para as empresas divulgarem a sua oferta. No entanto, há que saber como a usar e um dos pontos fulcrais é saber a diferença entre um website e uma loja virtual. Qual será o melhor para o seu negócio? Será que os dois se adequam?
Vamos ver neste artigo as diferenças entre website e loja virtual, que vão ajudar a esclarecer algumas dúvidas e a tomar as melhores decisões.
Diferenças entre website e loja virtual
Nos websites, os utilizadores por consumir a informação e fazer solicitações, como subscrever a newsletter, enviar pedidos em formulários ou fazer outro tipo de contacto. Além disso, são bons para as empresas disponibilizarem os seus catálogos online.
A loja virtual é também um website, mas com funcionalidades diferentes, pois permite que as pessoas façam compras e efectuem pagamentos online. Então, sempre que alguém faz uma compra no site sem interacção humana, podemos dizer que é uma loja virtual.
Portanto, estas são as diferenças básicas entre ambos. Em seguida, vamos ver o que é preciso saber antes de desenvolver um site ou uma loja virtual.
Antes de desenvolver um website:
- Ter apenas um website publicado na internet não vai garantir mais negócios para a sua empresa. É preciso investir em marketing digital para que o site seja usado em prol da empresa. Por exemplo, muitos websites não estão adaptados a dispositivos móveis, ou seja, abrem muito bem em computadores, mas nos telemóveis falham ou ficam desconfigurados. Outro exemplo é websites confusos, com poucas informações sobre a empresa e a sua oferta.
- Pense nos conteúdos do seu website e como ordená-los. Por exemplo, se no site colocar todos os seus serviços ou produtos na mesma página, o Google não vai compreender sobre o que a página se trata. Por isso, divida por categorias de produtos ou serviços, com várias URL’s específicas para cada um.
- Os websites precisam de ser actualizados. O Google valoriza os websites mais actualizados e pretende entregar os resultados mais relevantes e recentes aos usuários.
- Os resultados no Google são de médio a longo prazo. Se o seu website tiver um blog (e recomendamos que o tenha!), os resultados só se começarão a ver depois de seis meses a um ano.
Antes de desenvolver uma loja virtual:
- Construa uma boa reputação digital para a sua marca e cresça no Google de forma orgânica. Além disso, cresça nas redes sociais, pois ajudam a construir reputação online e a que as pessoas confiem na sua loja.
- Pense em todo o processo de vendas: sistema integrado à loja, stock, logística, etc. Tudo precisa de ser bem pensado e estar bem organizado antes de se começar a investir na loja.
- Construa um relacionamento com os clientes. Use as redes sociais a favor da marca, interagindo com os potenciais clientes.
- Invista em marketing. Para que se consiga vender com uma loja virtual, é preciso planeamento, pesquisa e um bom plano de acção.
Em suma, aproveite o mundo online para gerar vendas e negócios. Saiba qual é a melhor plataforma para a sua empresa e que melhor se adequa ao seu público. Analise as oportunidades de mercado, bem como os concorrentes, para saber quais as acções deles. Se eles já tiverem loja virtual, está na hora de criar uma!