vantagens do email marketing

Já sabe quais as vantagens do Email Marketing para o seu plano estratégico? Graças às ferramentas de Email Marketing, este tipo de comunicação tornou-se numa das melhores maneiras de chegar aos clientes, bem como entregar as mensagens certas para as pessoas certas.

Na estratégia da sua empresa, o Email Marketing deve estar sempre incluído, pois garante um contacto mais directo com os clientes e os custos são reduzidos. Já começou a implementar esta estratégia?

Vamos ver quais as vantagens do Email Marketing

Baixo custo

Uma das principais vantagens do Email Marketing é precisamente esta: o baixo custo. Ao escolher uma boa ferramenta de Email Marketing, terá facilidade em enviar as suas comunicações sem gastar muito dinheiro. Assim, elimina do seu orçamento os custos de impressão de folhetos e outras comunicações em papel, para chegar aos seus clientes.

Segmentação de contactos

Use o seu tempo para entender as necessidades, os hábitos e os interesses dos seus contactos e em seguida segmente por grupos. Assim, pode enviar comunicações mais personalizadas a cada grupo.

Personalização do conteúdo

Com a segmentação, consegue fazer com que cada pessoa se sinta única. Com o Email Marketing, pode segmentar as mensagens e enviar conteúdos personalizados a cada tipo de pessoa. Portanto, tente enviar conteúdos o mais exclusivos e directos possível. Use a criatividade: envie imagens, infográficos e faça testes A/B.

Alcance: grande e previsível

Segundo a Radicati, mais de metade da população mundial tem email e o número de contas está sempre a subir. Por este motivo, conseguimos ver que existe um alcance cada vez maior. Além disso, o alcance é previsível, ao contrário do que acontece com as publicações nas redes sociais, pois os algoritmos determinam a relevância dos conteúdos para cada usuário. Isso não acontece com o email. Por exemplo, se seleccionar 100 destinatários, todos ou quase todos irão receber a mensagem. Isso não significa que irão abrir a mensagem, mas sabemos que a receberam. Por isso, esta é uma das grandes vantagens do Email Marketing.

Formato flexível

As mensagens enviadas por email não têm limite de caracteres, bem como podem conter imagens e GIFs. Também pode usar templates e incluir elementos gráficos, assim como links para páginas Web. Do mesmo modo, o email pode ser mais longo ou mais curto. Enfim, pode personalizar o seu email e escolher o formato que quiser! No entanto, há boas práticas a ter em consideração. Leia as nossas dicas de email marketing, para usar nas suas campanhas.

Promover conteúdos

Se o seu site tiver um blog, envie newsletters ao seu público para promover os seus conteúdos. Coloque um botão no seu website para que as pessoas possam subscrever a newsletter.

Vender produtos

Obviamente, uma das principais vantagens do Email Marketing, assim como o objectivo, é vender. Apesar de não dever ser uma prioridade, deverá fazer parte da sua estratégia de comunicação. Ao enviar conteúdos relevantes e ao criar uma boa relação com os clientes, o email consegue gerar uma alta taxa de conversão.

No entanto, tenha atenção à frequência com que envia novidades sobre os seus produtos, ou outro tipo de conteúdo, para as pessoas não cancelem a subscrição.

Melhor relação com o cliente

É uma boa ideia colocar um botão no seu site para permitir aos visitantes subscreverem a newsletter. Isto é vantajoso, pois são pessoas interessadas em receber as suas comunicações. Por isso, aproveite para criar uma boa relação com os subscritores e criar autoridade junto dessas pessoas.

Permite análise frequente

As ferramentas de Email Marketing permitem analisar o desempenho das suas campanhas, através de métricas e relatórios. Pode acompanhar o número de cliques em ligações, a taxa de conversão e abertura, etc. Graças a essa análise, pode adaptar a sua estratégia e procurar métodos para melhorar o desempenho das suas campanhas.

Meio rápido de chegar ao cliente

Mais do que um telefonema, uma carta ou uma visita ao cliente: o email marketing é um dos meios mais rápidos de chegar aos seus clientes. As pessoas vêem a caixa de entrada pelo menos uma vez por dia. Além disso, com o crescente uso de smartphones, recebem notificações quando algum email entra na caixa de entrada.

Comunicação simples e automatizada

Com a evolução dos softwares de email marketing, a comunicação tem vindo a ficar mais automatizada. É possível programar os emails para serem enviados automaticamente, como por exemplo, emails de boas-vindas quando alguém subscreve a newsletter. Se a pessoa entretanto não interagiu com o email recebido, pode enviar outro automático passado dois dias.

Além disso, a comunicação é muito mais fácil, pois as dúvidas dos clientes podem ser esclarecidas com mais rapidez. Isto, claro, se a empresa estiver pronta a atender os seus clientes. Uma empresa sempre conectada faz aumentar a credibilidade junto dos clientes e o seu posicionamento no mercado.

Uso fácil

Uma das vantagens do Email Marketing é a sua facilidade, pois é muito mais simples do que enviar comunicações pró correio normal ou fazer telefonemas.

Flexibilidade de horários

Se envia emails para clientes internacionais, não precisa de ficar confuso com os fusos horários como quando acontece com telefonemas. Além da questão do fuso horário, se o cliente estiver ocupado, um telefonema vai sempre incomodar. Por isso esta é outra das grandes vantagens do Email Marketing, pois os emails vão para a caixa de entrada e são lidos quando o cliente puder.

Agora que já conhece as vantagens do Email Marketing, comece já a implementar esta estratégia!