tendências do chatbot para 2019

A inteligência artificial ganhará mais popularidade em 2019 e, por isso, vamos ver quais serão as principais tendências do chatbot para o ano que se inicia. As principais funções desta tecnologia são substituir os recursos humanos no que toca a funções simples e previsíveis ou questões frequentemente perguntadas. Também pode estar programado para prever soluções com base nos algoritmos aprendidos em resultados anteriores.

À medida que se torna mais popular, mais negócios começam a usá-lo. É ideais para personalizar mensagens e ganhar a confiança dos clientes.

 

Quais são então as tendências do chatbot para 2019?

 

Mais humanizado

Com o Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Programming – NLP), o chatbot é uma ferramenta cada vez mais humanizada, ou seja, mais parecida com os humanos. Por exemplo, numa loja online, poupa-se imenso tempo no serviço ao cliente antes de o assunto passar para um funcionário.

 

Mais orientado para o negócio

Estima-se que nos próximos anos haja muitos mais negócios a usar o chatbot no atendimento ao cliente. Assim, muitas empresas começam a instalar chatbots com assistência por voz e texto, para verificar encomendas, fazer compras e pedidos de entrega.

 

Fornecer dados e análises detalhados do cliente

A inteligência artificial ajuda a automatizar os dados e a analisar actividades dos clientes. Isto é vantajoso, pois a tecnologia pode aprender sobre os clientes e actualizar a informação sobre eles, para poder fornecer respostas a outros problemas.

Quanto mais dados são recolhidos, mais depressa o chatbot tem a capacidade de processar, entender e reagir. Portanto, em 2019, será mais capaz de processar, entender e interagir com os usuários em todas as fases da assistência. Assim, a experiência tornar-se-á única, na medida em que fornecerá melhores resultados e compreenderá necessidades específicas, em vez de dar informação genérica, que não ajuda muito.

 

Assistência por voz

Os chatbots poderão oferecer respostas a perguntas através de comandos de voz, quase instantaneamente. Damos o exemplo do Alex da Amazon, o Siri da Apple e o Google.

 

Call centers automatizados

Estes call centers poderão dar assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem qualquer tempo de inactividade.

 

Podem substituir as aplicações

Os assistentes virtuais tornam-se cada vez mais comuns. Cada vez mais pessoas fazem pesquisa por voz no Google, pois é mais fácil do que ir à aplicação e procurar por texto. A última opção é fácil de usar, mas a primeira é mais fácil ainda. Apesar de esta ideia parecer improvável, as aplicações podem realmente passar a pertencer ao passado.

 

Estas tendências do chatbot farão com que cada vez mais empresas e organizações adoptem esta ferramenta. Esta tecnologia irá facilitar o trabalho dentro das empresas no que toca ao atendimento ao cliente e a processos internos.