Email Marketing de Natal

Já começou a contagem decrescente para as festas de fim de ano e é preciso planear muito bem as campanhas de Email Marketing de Natal. No final de cada ano, as acções de Marketing Digital ganham cada vez mais relevo na comunicação entre as marcas e o público.

 

Veja abaixo as nossas dicas para a construção de campanhas de Email Marketing de Natal.

 

1. Analisar o que deu certo e errado nas acções anteriores

Em primeiro lugar, deve usar as ferramentas de análise para ver o que deu certo nas campanhas passadas, bem como o que poderia ser melhorado. Assim, pode descartar acções que não deram certo, em vez de voltar a testá-las e correr o risco de voltarem a não ter sucesso. O ideal será pensar em novas acções.

 

2. Design com a temática natalícia

Com a sua campanha de Email Marketing de Natal, transmita o espírito natalício aos seus clientes! O impacto visual é muito importante, pois o design é um factor bastante atractivo para quem procura o presente ideal. Utilize tipos de letra mais trabalhados, escolha cores quentes, principalmente relacionadas com o Natal, use uma linguagem acolhedora. Além disso, insira nos emails elementos natalícios, como GIFs animados.

Tenha em conta que deve inovar sempre o seu Email Marketing de Natal, ou seja, não use sempre o mesmo tipo de design, nem o tipo de comunicação. Repense na mensagem a transmitir, nas imagens e nos call-to-action.

 

3. Divulgue promoções e descontos especiais

Nesta época do ano, toda a gente está mais receptiva a receber descontos e promoções. Incentive os seus clientes a entrar na sua loja. Por exemplo, seleccione os melhores produtos em desconto e destaque-os no corpo de email, coloque o link para o seu site e informe sobre a validade das promoções. Pode incluir também um código promocional. Veja o exemplo da loja de roupa Dress Lily:

 

Email Marketing de Natal - Dresslily

 

4. Segmente as listas de contacto e crie campanhas personalizadas

Parece bastante óbvio, mas a verdade é que muitas empresas esquecem-se de fazer isto. Pesquise os hábitos de compra dos clientes e separe-os em grupos, de acordo com critérios, como por exemplo, frequência de compra, tipo de produtos comprados, idade, etc.

Depois de enviar a campanha, analise a interacção com a mesma e crie novas segmentações, oferecendo novas opções adaptadas ao gosto de todos os destinatários e de forma mais individualizada.

 

5. Listas de sugestões segmentadas

Este ponto parece muito semelhante ao anterior, mas não é. Aqui, a sugestão é dar dicas de presentes para outras pessoas, ou seja, mostrar aos clientes produtos que eles possam oferecer a amigos ou familiares. Pode criar listas para agradar a crianças, avós, amigos que gostem de ir ao cinema, outros parentes que gostem de perfumes, etc. Veja o exemplo da loja Modcloth:

 

email marketing de natal modcloth

 

6. Criar conteúdo sobre as festas de fim de ano

O marketing de conteúdo é bastante útil nesta época. Em vez de enviar somente emails com promoções, pode enviar também artigos do seu blog. Se for uma loja de artigos para o lar, pode dar dicas de decoração para o Natal, se for uma empresa de produtos alimentares, pode sugerir receitas, etc. O que importa é que a sua empresa crie conteúdo relevante para os clientes.

 

7. Use as ofertas limitadas

As ofertas limitadas são uma tendência na altura das festas de fim de ano. A época por si só já evoca o sentido de urgência, por isso é oportuno o negócio incluir este tipo de ofertas. Use no seu email contadores regressivos, para as pessoas terem melhor noção do tempo limite.

 

8. Não se esqueça do mobile!

Mais uma vez, uma dica de Email Marketing de Natal que parece óbvia, mas também costuma ser esquecida. Esta estratégia é obrigatória, pois cada vez mais as pessoas lêem os emails em dispositivos móveis, nomeadamente os smartphones. Se o seu email não está adaptado aos ecrãs destes dispositivos, as pessoas nem se dão ao trabalho de ler.

 

9. Mostre o seu diferencial

Esteja atento às acções dos seus concorrentes e verifique qual o factor que diferencia a sua empresa das outras. Na campanha de Email Marketing de Natal, deixe claro qual é o diferencial da sua empresa, mostrando por que motivo a marca é a melhor escolha.

Por exemplo, mostre as informações sobre transporte incluído, prazos de entrega, quais as opções de pagamentos, política de devolução, sugestões de compras de última hora, etc.

 

10. Frequência certa

Na época de Natal, as pessoas recebem muitos emails com campanhas. Por isso, envie sim as suas campanhas, mas não seja insistente, senão os seus emails pode cair na caixa de spam. À medida que envia os emails, acompanhe as métricas e verifique o interesse dos destinatários.

 

11. Faça testes em diferentes dias e horários

Embora o tempo pareça curto, pode testar quais são os melhores dias e horários para enviar os seus emails. Assim, saberá quais as melhores alturas do dia para lançar as campanhas, principalmente nos dias mais próximos ao dia 25.

 

12. Parcerias com campanhas de doação

O Natal não é só para comprar presentes. Nesta época do ano, aumentam as doações a instituições de caridade. Se costuma trabalhar com alguma instituição, crie uma parceria com eles. Senão, pesquise associações na sua região e faça contacto com elas. Isto pode ajudar a alavancar as suas vendas, até porque a empresa está a mostrar sensibilidade perante as acções de solidariedade.

 

13. Integre as campanhas com as redes sociais

As campanhas que envia por email, pode também colocá-las nas redes sociais, como Facebook ou Instagram. As redes sociais são boas plataformas para divulgar as campanhas e para impactar mais o público.

 

14. Deseje um bom Natal!

A última dica de Email Marketing de Natal é simplesmente… Desejar um bom Natal! Crie uma mensagem clara e um design que inclua elementos natalícios, como na dica 2. O email deve ser sucinto e fazer o cliente lembrar-se da empresa de forma positiva.

Email Marketing de Natal - feliz natal

 

Crie já a sua campanha de Email Marketing de Natal!