inovação-innovation-business-ideas

A inovação tem tido extrema importância, principalmente no mundo do trabalho. Inovar é explorar novas ideias criativas e colocá-las em prática. Quando uma empresa deixa de inovar, é ultrapassada pelos concorrentes, pelo que o futuro do negócio depende deste conceito.

Vamos pegar no exemplo da Google. O que torna a Google um padrão de produtividade e criatividade? Para além de ser o motor de busca mais usado no ocidente, tem vários outros produtos bem sucedidos, como o Gmail, Google Drive, Google Translate ou Google Maps. O desenvolvimento destes produtos só mostra como os colaboradores da empresa são inovadores e produtivos. Isso acontece porque a Google criou um ambiente propício à inovação, com 9 princípios fundamentais nomeados por Gopi Kallayil, chefe evangelista da Google.

 

Conheça os 9 princípios de inovação, segundo a Google.

 

A inovação vem de qualquer lugar

A inovação vem de onde menos se espera. Por exemplo, um médico da equipa da Google sugeriu que o Google deveria fornecer ajuda a pesquisas semelhantes à expressão “como cometer suicídio”. Assim, a resposta do motor de busca revela na parte superior o número de telefone gratuito do National Suicide Prevention Hotline. Por consequência, o número de chamadas aumentou 9% e a alteração foi adoptada noutros países.

 

Foco no usuário

Um bom exemplo é o Instant Search. Com esta ferramenta, a Google melhorou a velocidade das pesquisas graças às sugestões de pesquisa que surgem logo depois de o usuário escrever algumas letras.

 

inovação-instant-search-google

 

Tentar ser dez vezes melhor

Se pensarmos em melhorar as coisas em 10%, não veremos resultados. No entanto, se pensarmos em ser dez vezes melhores, a mudança será radical e pensaremos fora da caixa.

Por exemplo, em 2004, a Google decidiu criar o Boogle Books, com o objectivo de recolher informação de todos os livros da História. Assim, a Google já digitalizou 30 milhões dos 130 milhões de livros que tinham como objectivo. Além disso, várias bibliotecas de todo o mundo já participam no projecto.

 

Apostar nos conhecimentos técnicos

Cada organização tem a sua visão e apostar nela leva a grandes inovações. Por exemplo, foi a Google que surgiu com a ideia dos carros sem motoristas.

 

inovação carro sem motorista google

Carro sem motorista da Google. Foto: AP Photo/Tony Avelar

 

Interagir com os usuários

Em vez de demorar mais tempo até que os produtos atinjam a perfeição, o ideal é lançá-los para o mercado assim que estiverem funcionais. Assim, permite que os usuários dêem opiniões e ajudem a empresa a melhorar o produto.

Isso aconteceu com o Chrome, que foi lançado em 2008. A cada 6 semanas, a Google lançava uma versão melhorada. Graças a isso, o Chrome é, hoje em dia, o navegador número 1 em vários países.

 

20% do tempo de trabalho para projectos inovadores

A ideia da Google é dar aos funcionários 20% do tempo de trabalho para pensarem em projectos que eles gostem, mesmo que não estejam inseridos dentro da empresa ou do seu produto principal.

Os gerentes e engenheiros de projectos podem reservar um dia por semana para trabalhem nas suas ideias. Isto pode originar novos produtos ou melhorias dos já existentes.

Um exemplo deste princípio de inovação: um engenheiro da Google, quando estava a planear a sua viagem a Espanha, descobriu que não conseguia abrir uma área no Google Street View, por ser muito estreita. Então, ele teve a ideia de se colocar uma câmara num triciclo feito para ir a lugares mais estreitas, onde o carro da Google não conseguia ir.

 

Padrão para criar processos

A Google abre os seus processos a todas as pessoas, isto é, aproveita as ideias dos seus usuários. Como? Quando a Google criou o Android, encorajou os desenvolvedores fora da empresa a desenvolver aplicações para este sistema.

 

inovação-android-google

Imagem: www.android.com

 

Falhar bem

A inovação também está associada ao fracasso. Isto não quer dizer que seja um ponto negativo; muito pelo contrário! Ao falhar é que se aprende, além de ser uma oportunidade para melhorar os produtos e serviços.

 

Ter uma missão importante

Gopi Kallayil diz que “este é o princípio mais importante”. Acrescenta ainda que “toda a gente na Google tem um forte senso de missão e propósito”. Com isto quer dizer que o trabalho feito pela Google terá um impacto positivo em milhões de pessoas.