A Black Friday já está à porta! Esta data surgiu nos Estados Unidos, tradicionalmente um dia depois da Acção de Graças e só há pouco tempo é que ganhou popularidade no mundo inteiro. Ocorre na última sexta-feira de Novembro; este ano, será no dia 23.
Segundo análises do Black-Friday.Global, 95% dos portugueses entrevistados conhecem a Black Friday e 36% vão aproveitar esta data, este ano. A maioria dos consumidores vai comprar tanto online, como offline (45,27%), 41,05% irá comprar somente offline e 13,68 somente online. É de realçar que aumentou o número de consumidores que comprarão tanto nas lojas físicas como online.
As empresas que têm uma loja online devem aproveitar esta data para impulsionar o e-commerce. Os consumidores “andam” facilmente de loja em loja na Internet, por isso é preciso ter atenção a diversos factores.
Dicas para melhorar o seu e-commerce na Black Friday

Prepare a sua campanha
Preparar a campanha com antecedência é fundamental, até porque pode haver novos clientes que só voltem à loja se ficarem satisfeitos. Deve-se planear muito bem os preços promocionais, produtos que entrarão em desconto, imagens, stock disponível, divulgação, distribuição, etc. A faltar uma semana para a Black Friday, é fulcral testar o e-commerce em todas as plataformas, principalmente em mobile. Além disso, reveja o stock nos marketplaces, como Amazon ou Etsy.
Preparar a comunicação
A velocidade com que um assunto corre na internet é impressionante e, por isso, é importante preparar bem a comunicação. Defina as ofertas e depois os meios de canais que resultarão melhor com o seu público-alvo. Pode ser por email, AdWords, redes sociais, etc.
Se preferir usar o email, aproveite para informar os clientes, através de email marketing, que a loja irá participar na Black Friday e ofereça cupões de desconto. Assim, os clientes voltarão a comprar, além de ser mais fácil vender a quem já conhece a loja. Além disso, o email é importante para contactar os compradores que não chegaram a finalizar a compra e abandonaram o carrinho. Deve-se definir emails personalizados para serem enviados automaticamente ao utilizador que desistiu da compra. Estes emails devem incluir imagens do produto que o utilizador queria, testemunhos de outros clientes, informação sobre garantia e política de devolução e um CTA para levar o cliente a visitar novamente a loja.
Nas redes sociais, crie imagens promocionais cativantes para as redes sociais, banners e CTAs para o website. Pode também produzir vídeos e animações, que levarão mais algum tempo para serem produzidos. Inclua hashtags, como #BlackFridayPortugal, #BlackFriday2018, entre outras.
Anuncie em mais do que um canal, mas lembre-se sempre se o seu público-alvo está em cada um desses canais.
Definir os objectivos
Qualquer estratégia de marketing tem de ter, obrigatoriamente, objectivos. Pode ser aumento de vendas, reconhecimento da marca ou defesa de uma causa. A Black Friday é o dia ideal para impulsionar estas metas, pois além de vender mais, trará novos clientes, aumentará o tráfego no website, etc.
Avaliar a estrutura
Verifique que tudo no seu e-commerce tem capacidade para atender grandes fluxos de visitas, especialmente na Black Friday. Confirme se a sua plataforma de e-commerce está apta, faça stock de produtos mais populares e prepare a equipa de atendimento ao cliente.
Não há margem para erro. Se alguma coisa falhar no seu serviço, rapidamente o cliente irá procurar o site doutra loja, para aproveitar estas promoções de um só dia.
Transmita segurança ao cliente
Infelizmente, muitas empresas aproveitam a Black Friday para enganar os consumidores. É o caso daquelas que aumentam os preços dias antes da Black Friday, para depois voltar a baixar neste dia. Os clientes estão cada vez mais atentos, principalmente graças ao número de plataformas que permitem avaliar os preços dos produtos, de forma a evitar fraudes.
Além disso, o cliente confiará mais se der garantia de que o produto tem disponibilidade imediata, que vai chegar na data certa e que as ferramentas de pagamento são seguras. Para isso, é aconselhável ter um selo de segurança na loja, que informam o consumidor de que está a comprar num ambiente seguro. É também importante deixar que os clientes façam reviews nas páginas dos produtos. Esta é uma das formas mais eficazes de transmitir confiança aos consumidores, pois são outros clientes que dão a informação e não o próprio anunciante.
Criar relacionamentos e fidelizar os clientes
A Black Friday é a oportunidade ideal para criar uma boa imagem da sua empresa. Com o maior número de novos clientes, aumentará também a sua base de dados e pode estabelecer relações duradouras.
Atenção aos portes de envio
O valor dos portes de envio da encomenda é, muitas vezes, o factor decisivo no momento da compra. O produto pode até ser muito barato, mas se não for competitivo nos portes de envio, o cliente vai procurar outro site. Por isso, muitas empresas permitem que o cliente compre com portes gratuitos, fazendo com que o preço seja mais competitivo. Outra solução será oferecer os portes na primeira comprar, de forma a começar a criar uma relação com o cliente.
Aplique estas dicas na sua estratégia para a Black Friday e boas vendas!