As redes sociais têm crescido imenso nos últimos anos e, por isso, não pensar numa estratégia nas redes sociais é errado. Todos os dias, a toda a hora, as pessoas usam o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o Youtube, etc.
Por mais que muita gente pense que usar as redes sociais é perda de tempo, a verdade é que elas funcionam, mas se forem usadas de forma correcta, como qualquer estratégia de marketing.
Vamos então falar sobre as principais razões pelas quais a estratégia nas redes sociais não está a funcionar como se pretende.
- 
Seguidores errados
A estratégia nas redes sociais, e de marketing em geral, só funciona quando comunicamos para um público-alvo, ou seja, uma audiência que realmente estará interessada nos nossos produtos e/ou serviços. Amigos, familiares e colegas de trabalho podem seguir as páginas nas redes, mas isso não é de grande ajuda. É preciso ter seguidores adequados, mas isto leva o seu tempo. Uma sugestão será ver quem segue a concorrência, os fornecedores, etc, e começar a seguir e criar relacionamento com essas pessoas.
- 
Construção de comunidade
É muito normal pensar-se que ter milhares de seguidores é positivo. De facto, não é negativo, desde que essas pessoas estejam realmente interessadas na marca. A empresa tem de pensar bem no tipo de comunidade que pretende construir e assim a estratégia nas redes sociais terá bons resultados. Lembre-se: quantidade não é o mesmo que qualidade.
- 
Direcção errada
Em muitas redes sociais vemos publicações que mandam os seguidores para conteúdos criados por outras pessoas alheias à empresa. O correcto será investir tempo para criar e partilhar o próprio conteúdo e construir uma comunidade à volta da marca.
- 
Conteúdo irrelevante
É importante criar conteúdo relevante para os leitores, isto é, conteúdo que seja útil para resolver os problemas dos clientes e potenciais clientes. Se o conteúdo não for útil, como vai criar uma relação com os clientes? Por exemplo, se a sua empresa vender produtos alimentares de origem biológica, crie conteúdo relacionado com este tema: sobre nutrição, os benefícios da comida biológica, etc.
- 
“Timing” errado
Deve-se publicar regularmente para causar impacto e avaliar a que horas do dia as pessoas interagem mais com as publicações, de forma a, futuramente, começar a publicar a essas horas.
- 
Não criar anúncios
Anunciar nas redes sociais é um dos melhores caminhos a seguir no que toca a anúncios pagos. Mesmo que a empresa não tenha um grande orçamento, pode investir sempre alguma coisa nas redes sociais. Se optar por não anunciar nas redes, então os resultados serão desapontantes.
- 
Não analisar os dados
Usar ferramentas como Facebook Analytics ou Google Analytics é importante para avaliar o comportamento dos utilizadores.
- 
Conteúdo promocional
As pessoas querem seguir páginas com conteúdo e actualizações interessantes; não se interessam por publicações promocionais, centradas no produto ou serviço. Actualizações interessantes incluem notícias sobre a indústria, artigos de blog, vídeos, etc. Este conteúdo pode ser criado através da criação de um blog, cujos artigos deverão ser partilhados nas redes.
- 
Presença em todas as redes
Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Slideshare, Youtube, Reddit, StumbleUpon, Vimeo… Não é preciso ter presença em todas as redes sociais que se conhece. O importante é focar-se nas redes que sejam mais relevantes para o seu negócio. Se for uma empresa B2B de tecnologia, talvez o melhor seja investir no Twitter, LinkedIn e Slideshare. Já uma empresa B2C pode achar o Facebook e o Youtube melhores para a sua estratégia nas redes sociais.
- 
À espera de resultados imediatos
A promoção nas redes sociais leva tempo até atingir bons resultados. Portanto, o ideal é manter as redes actualizadas, com a publicação frequente de conteúdo. Construa a sua rede, actualize o conteúdo, interaja com o público e dê tempo ao tempo. Não desista!
 
			  
			  				 
			  			  
                            