estratégia nas redes sociais. social media strategy

As redes sociais têm crescido imenso nos últimos anos e, por isso, não pensar numa estratégia nas redes sociais é errado. Todos os dias, a toda a hora, as pessoas usam o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o Youtube, etc.

Por mais que muita gente pense que usar as redes sociais é perda de tempo, a verdade é que elas funcionam, mas se forem usadas de forma correcta, como qualquer estratégia de marketing.

 

Vamos então falar sobre as principais razões pelas quais a estratégia nas redes sociais não está a funcionar como se pretende.

 

  1. Seguidores errados

A estratégia nas redes sociais, e de marketing em geral, só funciona quando comunicamos para um público-alvo, ou seja, uma audiência que realmente estará interessada nos nossos produtos e/ou serviços. Amigos, familiares e colegas de trabalho podem seguir as páginas nas redes, mas isso não é de grande ajuda. É preciso ter seguidores adequados, mas isto leva o seu tempo. Uma sugestão será ver quem segue a concorrência, os fornecedores, etc, e começar a seguir e criar relacionamento com essas pessoas.

 

  1. Construção de comunidade

É muito normal pensar-se que ter milhares de seguidores é positivo. De facto, não é negativo, desde que essas pessoas estejam realmente interessadas na marca. A empresa tem de pensar bem no tipo de comunidade que pretende construir e assim a estratégia nas redes sociais terá bons resultados. Lembre-se: quantidade não é o mesmo que qualidade.

 

  1. Direcção errada

Em muitas redes sociais vemos publicações que mandam os seguidores para conteúdos criados por outras pessoas alheias à empresa. O correcto será investir tempo para criar e partilhar o próprio conteúdo e construir uma comunidade à volta da marca.

 

  1. Conteúdo irrelevante

É importante criar conteúdo relevante para os leitores, isto é, conteúdo que seja útil para resolver os problemas dos clientes e potenciais clientes. Se o conteúdo não for útil, como vai criar uma relação com os clientes? Por exemplo, se a sua empresa vender produtos alimentares de origem biológica, crie conteúdo relacionado com este tema: sobre nutrição, os benefícios da comida biológica, etc.

 

  1. “Timing” errado

Deve-se publicar regularmente para causar impacto e avaliar a que horas do dia as pessoas interagem mais com as publicações, de forma a, futuramente, começar a publicar a essas horas.

 

  1. Não criar anúncios

Anunciar nas redes sociais é um dos melhores caminhos a seguir no que toca a anúncios pagos. Mesmo que a empresa não tenha um grande orçamento, pode investir sempre alguma coisa nas redes sociais. Se optar por não anunciar nas redes, então os resultados serão desapontantes.

 

  1. Não analisar os dados

Usar ferramentas como Facebook Analytics ou Google Analytics é importante para avaliar o comportamento dos utilizadores.

 

  1. Conteúdo promocional

As pessoas querem seguir páginas com conteúdo e actualizações interessantes; não se interessam por publicações promocionais, centradas no produto ou serviço. Actualizações interessantes incluem notícias sobre a indústria, artigos de blog, vídeos, etc. Este conteúdo pode ser criado através da criação de um blog, cujos artigos deverão ser partilhados nas redes.

 

  1. Presença em todas as redes

Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Slideshare, Youtube, Reddit, StumbleUpon, Vimeo… Não é preciso ter presença em todas as redes sociais que se conhece. O importante é focar-se nas redes que sejam mais relevantes para o seu negócio. Se for uma empresa B2B de tecnologia, talvez o melhor seja investir no Twitter, LinkedIn e Slideshare. Já uma empresa B2C pode achar o Facebook e o Youtube melhores para a sua estratégia nas redes sociais.

 

  1. À espera de resultados imediatos

A promoção nas redes sociais leva tempo até atingir bons resultados. Portanto, o ideal é manter as redes actualizadas, com a publicação frequente de conteúdo. Construa a sua rede, actualize o conteúdo, interaja com o público e dê tempo ao tempo. Não desista!