A pirataria informática existe em todo o mundo: todos os dias, faz-se download ilegalmente de música, filmes, séries, jogos, livros… Isto ocorre, muitas vezes, por causa dos altos preços dos conteúdos legais ou porque simplesmente as pessoas querem adquiri-los gratuitamente.
Em 2018, a Google removeu mais de 837 milhões de endereços Web e pretende fazer o mesmo com o YouTube. Por outro lado, um estudo da Universidade de Amesterdão, Global Online Piracy Study, admite que os piratas informáticos são os que mais compram, legalmente, conteúdos na Internet.
Este estudo financiado pela Google indica que no mundo inteiro, a pirataria online tem diminuído. Entre 2014 e 2017, diminuiu em todos os países europeus. Exceptua-se a Alemanha, onde a pirataria já é bastante incomum (juntamente com a Indonésia e o Japão).
A Google também cortou a publicidade de sites distribuidores de pirataria, impedindo que cerca de 10 milhões de anúncios circulassem nesses sites. Além disso, foram tomadas medidas para impedir conteúdos piradas no Google Drive, cujo propósito era o download em massa. A pirataria está a ser combatida igualmente na Play Store, na qual 250 mil aplicações foram removidas. Estas violavam os termos e condições de uso da Google, no que respeita ao combate à pirataria.

Mas será que a pirataria tem apenas um lado mau?
Mikael Hed, CEO da Rovio Mobile (produtores de Angry Birds), tem uma opinião menos negativa sobre a pirataria informática. Ele opina que é uma forma de atrair mais fãs para a marca, mesmo que eles não gastem dinheiro nos produtos. Ele diz que “pode não ser uma coisa má: no final de contas, pode trazer-nos mais negócio”. Ele diz também que retirou lições importantes da indústria da música, principalmente na forma como vê os consumidores. A indústria da música “deixou de tratar os consumidores como utilizadores e começou a tratá-los como fãs”.
O Global Online Piracy Study apresentou três possíveis efeitos da pirataria online na aquisição de conteúdo legal: positivos, neutros e negativos.
Positivos
Introduz os consumidores a novos géneros e artistas musicais, novos filmes e livros, criando uma nova necessidade. Em consequência, estimula a vontade de pagar para ir a concertos (no caso da música) e comprar merchandise relacionado (música, jogos, filmes, etc.). Além disso, aumenta a popularidade dos produtos e conteúdos.
Neutros
Alguns consumidores que fazem download ilegal de conteúdo já não queriam comprar de qualquer maneira.
Negativos
O maior efeito negativo é o efeito de substituição: substitui a aquisição de conteúdo ou idas ao cinema. Quer-se dizer que depois de adquirir o conteúdo de forma ilegal, o consumidor poderá não comprar de seguida.
É este efeito negativo que motiva a Google a combater a pirataria. O objectivo é defender os direitos de autor e fazer com que a pirataria informática não gere mais lucros a quem distribui os conteúdos de forma ilegal.