O Halloween 2018 está a chegar, o que para os negócios significa que é hora de fazer planos de marketing e promoções.

O Halloween é uma celebração bastante popular nos países anglófonos, principalmente Reino Unido e Estados Unidos, mas tem-se vindo a estender a muitos outros países. Em Portugal, já é normal vermos lojas com decorações de Halloween, disfarces à venda, confeitarias com bolos e pastéis temáticos, entre muitas outras estratégias usadas pelos diferentes negócios.

O Halloween é uma oportunidade única para os negócios lançarem campanhas divertidas e criativas, bem como promoções temáticas, que despertarão o interesse dos clientes e potenciais clientes.

Aqui estão algumas ideias para o seu negócio aproveitar o espírito do Halloween 2018!

Redesenhe o logótipo e o website

Adicione elementos de Halloween ao seu logótipo e ao website. Veja o exemplo do logótipo da Google, em 2017.

Halloween Google 2017

Ajuste as redes sociais ao tema Halloween

Faça alterações à foto de capa e de perfil nas suas redes sociais. Pode ser imagens novas ou então pode adicionar elementos de Halloween às imagens já existentes. Se estiver a fazer promoções de Halloween 2018, inclua texto na imagem de capa, pois é o que chama mais à atenção ao abrir o seu perfil.

Lance uma campanha nas redes sociais

Faça uma campanha temática, à semelhança de outras datas comemorativas, como o Natal, Páscoa, etc. Faça posts regulares sobre a campanha, mas note que nem todos os seus posts precisam de estar relacionados com esse tema. Além disso, aproveite o Facebook Ads para chegar a um maior número de potenciais clientes.

Use o Email Marketing

O Email Marketing é uma óptima ferramenta para aumentar as vendas, principalmente em datas comemorativas. Deseje um bom Halloween, informe sobre promoções ou ofereça cupões de desconto, para encorajar as pessoas a comprar produtos ou a visitar a sua loja ou contactar o seu negócio durante esta época.

Não se esqueça do Google Ads!

É uma boa oportunidade para criar uma campanha no Google Ads, principalmente se o seu negócio for uma loja de brinquedos, disfarces, ou outro tipo de negócio que possa tirar grande partido desta data. Use palavras-chave relacionadas com o Halloween, embora possam ser um pouco mais caras durante esta época, ao mesmo tempo que pode incluir as palavras-chave que costuma usar.

  • Pesquise as palavras-chave mais usadas e adeqúe-as ao seu negócio;
  • Adapte o conteúdo do seu website ao Halloween;
  • Promova ofertas especiais ou produtos específicos desta época. Não se esqueça de mencionar o número de dias que faltam para terminar a promoção.

Organize um concurso de Halloween 2018

As redes sociais são o local perfeito para lançar concursos, pois as pessoas querem divertir-se! Encoraje os seus seguidores a mostrarem o disfarce de Halloween, abóboras decoradas ou até comida com elementos de Halloween, como cupcakes. Ofereça um prémio aos vencedores, como um artigo grátis ou um cupão com um código promocional.

Decore a sua loja física!

Se o seu negócio tiver uma loja física, não hesite em colocar decorações de Halloween! Se não quiser decorar a loja toda, pode usar um espaço da loja para vender produtos relacionados com o Halloween ou então inclua decorações apenas nos locais de pagamentos, para mostrar o espírito da época.

halloween shop indoor

Não se fique pela loja física: decore também a sua loja online!

Elementos de design, tipos de letra ou teias de aranha nos cantos de fotos mostram aos seus clientes que está dentro do espírito de Halloween. Além disso, crie uma categoria na sua loja online dedicada a esta época, à semelhança da loja física. Para os consumidores, será mais fácil encontrar os artigos e as promoções.

Lance um produto de edição limitada

Não precisa de ser um produto completamente novo; pode ser um produto facilmente personalizável. Por exemplo, lojas de doces costumam lançar produtos e packs especiais nesta época.

halloween doces

Ofereça um desconto de um dia

Sem dúvida, um bom desconto anunciado no website, redes sociais ou newsletter garante mais taxas de abertura e de conversão. A noção de “1 dia de desconto” cria uma certa urgência que o ajudará a obter melhores resultados.

Faça um vídeo de Halloween

O vídeo é um tipo de comunicação bastante eficaz para enviar uma mensagem. Faça um vídeo “assustador” para atrair a atenção das pessoas, como contar uma história ou pregar partidas. Além disso, se as pessoas gostarem do vídeo, irão partilhá-lo nas redes sociais e mostrar a amigos.

Personalize a sua aplicação móvel

Se o seu negócio tiver uma App, aproveite esta oportunidade para adicionar elementos temáticos, como mudar o “look” da aplicação ou aproveitar para fazer correr promoções.

Adicione conteúdo no blog

Crie artigos relacionados com a época, para atrair mais tráfego para o seu website. Por exemplo, escreva sobre ideias para disfarces, ideias para festas de Halloween, conte histórias assustadoras… Enfim, adapte o conteúdo temático ao seu negócio e que seja interessante para a sua audiência.