A Internet cada vez tem mais influência no comércio português. Ter uma loja online está-se a tornar quase obrigatório se as empresas querem ter sucesso e aumentar as vendas.
Segundo a E-Commerce Foundation, o volume de vendas realizadas a partir da Internet cresceu cerca de 12% em Portugal, para €4,73 mil milhões. Cerca de dois em cada três portugueses compraram dentro do país e a nível internacional, simultaneamente, enquanto cerca de um em quatro compraram unicamente em lojas internacionais. Tendo estes dados em conta, conseguimos ver que ao falar da criação de uma loja online, já não estamos a falar do futuro, mas sim do presente.
Os consumidores também estão diferentes: são mais atentos, preocupados e exigentes. Enfim, são mais digitais! Por isso, as empresas têm de conseguir dar resposta a esta evolução, criando estratégias de marketing digital eficazes para a captação de novos clientes e para manter os actuais. A criação de uma loja online é uma das soluções para prosperar no mercado!
Quer saber as vantagens de ter uma loja online no seu website?
Vendas sem limites geográficos
A loja online quebra barreiras, pois consegue alcançar muitas mais pessoas do que uma loja física. Por exemplo, um consumidor que viva no Porto, pode comprar produtos duma empresa de Lisboa ou até mesmo da China!
Custos mais reduzidos do que numa loja física
Abrir uma loja online exige menos investimento do que uma física, pois não existe a necessidade de uma infra-estrutura adequada para a presença física de clientes. A empresa não terá de pagar aluguer, impostos, decoração, limpeza, água, luz, etc. O stock pode ficar num armazém ou noutro local, dependendo do que for mais conveniente para cada empresa.
Aberta 24 horas
Ao abrir uma loja online, pode vender dia e noite! No mundo online, as lojas não fecham, pelo que as pessoas podem comprar a qualquer hora, inclusive de madrugada.
Dá mais conforto aos clientes
Ao comprar online, as pessoas não precisam de sair do local onde estão e podem fazer a compra a qualquer hora. O cliente terá a oportunidade de receber o produto em casa ou, se preferir, pode comprar na loja online e ir buscar o produto à loja física perto de casa ou do trabalho, se ela existir.
A concorrência também está online
O número de empresas com loja online tem vindo a aumentar todos os anos, em todas as áreas de negócio. Se a sua loja não for vista no mundo online, irá perder potenciais clientes que irão procurar os produtos da concorrência!
Maior competitividade
O consumidor digital é hiperconectado e usa a internet para tudo, mesmo para procurar produtos e comprá-los assim que desejar. Por isso, uma empresa que não esteja online perde em relação a outras que usem estes meios digitais. Há que ter em conta que outro factor importante para aumentar a competitividade é a adequação aos dispositivos móveis. O número de compras feitas através de smartphones aumenta cada vez mais, segundo o Webshoppers 2017. Em 2016, 21,5% das compras foram realizadas através de dispositivos móveis.
Promoções
Outra grande vantagem do e-commerce é poder divulgar as promoções pela internet, sem precisar de usar material impresso, que custa mais dinheiro e demora muito mais tempo a ser feito.
Acompanhamento do desempenho das vendas
É possível analisar as vendas pela internet, usando ferramentas de análise de dados: tráfego no website, taxas de rejeições, taxas de recompra, volume de transacções, entre muito mais. Esta análise ajuda a ajustar a estratégia de marketing e vendas. Além disso, é igualmente importante analisar os comentários em redes sociais, no blog da loja online, sites de comparação de preços e marketplaces. Só conhecendo o público-alvo e o que ele deseja é que podemos definir uma melhor estratégia.
Conhecer o consumidor
É também possível analisar o comportamento dos utilizadores do site, por exemplo, o que mais procuram, qual o horário com maior tráfego, quais os CTA (call-to-action) mais clicados, etc. Ao analisar estes e outros dados, pode ainda segmentar os públicos e personalizar as mensagens que pretenda enviar.
Aumento das vendas
Mesmo tendo uma loja física, a empresa pode ganhar novos clientes somente a partir da loja online. Além disso, faz com que a marca fique mais conhecida.
Mais clientes
Uma loja física suporta um número limitado de clientes, o que dificulta as vendas e o trabalho dos vendedores em certas datas, como a Black Friday ou épocas como o Natal. Em contrapartida, a loja online não tem limite de clientes. Assim, a empresa não se preocupará com o facto de eles caberem todos na loja ou não.