Chatbots em Portugal: inteligência artificial no atendimento ao cliente
A inteligência artificial (IA) é uma área que procura reproduzir, em sistemas computacionais, capacidades do cérebro humano tais como: raciocínio, planeamento, solução de problemas, armazenamento de informação, comunicação por meio de uma linguagem e aprendendo.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações focadas na internet que fazem uso da IA, essas duas palavras estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia ainda que sem darmos conta.
Uma destas aplicações é o Chatbot, utilizado tanto para atendimento a clientes quanto para captação de leads, pesquisas de opinião, agendamentos, reservas etc. Amplamente utilizado em websites, nele os visitantes realmente conversam com robôs para tirar dúvidas ou solicitar informações.
Há Chatbots mais simples, que se limitam a consultar uma base de dados. Já os Chatbots que utilizam inteligência artificial são muito mais que sistemas de respostas programadas, pois acumulam conhecimento (‘aprendem’) à medida que as pessoas interagem fazendo perguntas sobre produtos ou serviços.
Usando os Chatbots, o atendimento e a captação de clientes ficam significativamente mais eficientes dentro de uma empresa, sobretudo quando o seu produto ou serviço é comercializado pela internet. Além de agilidade, a empresa ganha com a redução de custos, pois a assistência humana pode ser utilizada somente para situações mais complexas ou específicas, na qual o Chatbot não consegue dar uma solução ou quando o cliente prefere falar com um ser humano.
O bom relacionamento com o cliente deve sempre ser prioridade em qualquer empresa. E o uso das novas tecnologias, como os Chatbots, proporciona economia e eficiência, gerando mais produtividade ao negócio, assim como, permitindo atingir resultados mais satisfatórios para alcançar metas estabelecidas.