Anunciar no facebook é bastante simples, mas querer estratégia e um bom planeamento. Graças aos anúncios no facebook, é possível alcançar um público maior e até mesmo ganhar novos clientes! Contudo, se isso não for bem feito, estará a gastar dinheiro à toa.
Quais os erros a evitar ao anunciar no facebook?
Anunciar no facebook é bastante simples, mas querer estratégia e um bom planeamento. Graças aos anúncios no facebook, é possível alcançar um público maior e até mesmo ganhar novos clientes! Contudo, se isso não for bem feito, estará a gastar dinheiro à toa.
1 – Audiência muito restrita ou muito ampla
Se a segmentação do público for muito ampla, a sua empresa estará a gastar dinheiro com pessoas pouco relevantes, que não terão interesse na sua oferta. Portanto, quando os anúncios são veiculados para um público muito grande, o Facebook prejudica a sua conta, pois entende que quer alcançar toda a gente a qualquer custo. Assim, os resultados serão poucos, pois as pessoas que se interessariam pela sua oferta estão perdidas entre milhões de outras.
Já as segmentações demasiado restritas baseiam-se nas informações que o Facebook lhe está a fornecer. Por exemplo, se o seu público-alvo está na faixa etária entre os 30 e os 40 anos, experiente fazer uma campanha para pessoas entre os 25 e 45. Além disso, pode combinar vários interesses. Por exemplo, se a sua empresa vende cremes faciais, pode segmentar os seus anúncios para quem tenha interesse em cremes, beleza, estética, e mais interesses relacionados. Assim, as chances de alcançar o seu público serão maiores.
2 – Objectivo errado
Antes de começar a anunciar no facebook, deve definir o seu objectivo, ou seja:
- Cliques para o blog?
- Conversões no site?
- Visibilidade da marca?
- Captar mais leads?
Quando entramos no Gestor de Anúncios, em “criar campanha” é possível escolher o objectivo que irá determinar como vai aparecer aos usuários. Depois, o facebook vai gastar a verba de acordo com o objectivo escolhido.
Por exemplo, se o objectivo é anunciar um vídeo e fazer só com que as pessoas o vejam, não faria sentido seleccionar “conversão”, mas sim “visualização”. Mas se quiser ganhar leads, pode fazer uma campanha de formulário.
3 – Escolha do orçamento
Inicialmente, pode ser difícil perceber qual é o valor ideal para investir. No entanto, após a sua campanha ser aprovada, preste atenção ao custo por resultado e altere os orçamentos conforme necessário. Se o custo por resultado estiver muito alto, pause o criativo e mude a estratégia. Por exemplo, experimente segmentar o seu público, alterar imagens, texto…
4 – Criativo inadequado
Para anunciar no facebook, a sua campanha deve chamar a atenção e passar a informação correcta ao seu público. Caso contrário, não irá alcançar o seu objectivo.
O seu anúncio vai competir com outras publicações no feed de notícias das pessoas e, por isso, deve fazer os possíveis para captar a sua atenção. Portanto, use uma imagem chamativa, escreva um texto adequado e escolha um bom call to action. Além disso, não se esqueça de seguir os parâmetros do Facebook. Por exemplo, se pretende redirecionar as pessoas para determinada página do seu site, verifique se o link está correcto. Senão, o seu anúncio será reprovado. Clique aqui para ler as Políticas de Publicidade.
5 – Não analisar os resultados
Por fim, analise os resultados das suas campanhas. Quantas impressões, o alcance, os cliques, visualizações… Enfim, tudo o que for relevante para fazer ajustes nas suas próximas estratégias.