Qualquer startup tem de lidar com desafios todos os dias, seja lançar a marca no mercado, seja gerir os recursos limitados ou construir a notoriedade da marca. Muitas vezes, os empreendedores não prestam muita atenção ao sector do marketing, devido aos investimentos necessários. Então, como avançar com uma estratégia de marketing low cost?
Uma nova empresa que queira ter visibilidade e comunicar a sua marca, pode fazê-lo sem precisar de investir muito. Por isso, o marketing e a comunicação não devem ser deixados de parte, pois são imprescindíveis para o crescimento de um negócio.
Veja abaixo as nossas dicas para uma estratégia de marketing low cost para a sua startup, que vai ajudar no arranque e crescimento da sua empresa.
Estratégias de marketing low cost
1 – Crie parceiras estratégicas
Através das parcerias entre empresas, pode oferecer aos seus clientes uma oferta mais integrada, que acrescente maior valor e fortaleça o seu negócio. Assim, todas as partes ficam a ganhar: a sua empresa, o seu parceiro e os seus clientes. Além disso, as parcerias vão ajudar a aumentar a notoriedade, assim como a fidelizar os clientes.
2 – Produza conteúdo valioso
O inbound marketing, ou o marketing de conteúdo, tem ganhado bastante destaque nas tendências de marketing digital. Até porque é uma boa estratégia de marketing low cost. No entanto, esta estratégia só traz frutos se o conteúdo for completo, com muita qualidade, actualizado e feito com criatividade. Além disso, esta estratégia de marketing low cost requer muita calma e paciência, pois não é de um dia para o outro que vai ganhar imensos clientes. Há que dar tempo ao tempo e verá que conseguirá atrair potenciais clientes!
3 – Divulgue o seu conteúdo
Somente escrever conteúdos no blog do seu website não chega; tem de planear uma estratégia para chegar às pessoas! Portanto, invista em técnicas de SEO, de modo a optimizar o seu conteúdo para os motores de busca. Só assim conseguirá uma boa posição na pesquisa orgânica. Assim, ao aparecer nas primeiras posições nas pesquisas nos motores de busca, conseguirá mais cliques para o seu site, bem como mais oportunidades de negócio.
4 – Use o email marketing
O email continua a ter bastante sucesso no contacto directo com os clientes e potenciais clientes. O investimento necessário não é alto, por isso aproveite para usar uma ferramenta de email marketing.
Lembre-se que o assunto a ser divulgado por email deve ser cativante para os leitores, assim como deve ter em conta a personalização. Leia o nosso artigo sobre as boas práticas de email marketing.
Para aumentar a sua base de dados, pode criar landing pages em troca de materiais gratuitos, como um eBook, ou assinatura de newsletter. Leia as nossas dicas para aumentar os seus subscritores.
5 – Não subestime as redes sociais
A presença da sua empresa nas redes sociais dá maior oportunidade de divulgar os seus serviços, independentemente de qual for o negócio. Não precisa de estar em todas as redes, pois cada um tem um diferente objectivo, público e personalidade. Portanto, faça um estudo de cada rede e avalie qualserá a melhor para o seu negócio.
Atente também à postura, lembrando-se sempre de interagir com o seu público, trocando ideias e experiências, ou seja, não se limite a publicar somente conteúdo.