público-alvo nas redes sociais, target audience on social media

O marketing nas redes sociais pode ajudar a expandir o seu negócio. Contudo, há que planear uma estratégia, senão será trabalho sem retorno.

Na sua estratégia de marketing, o mais importante é definir o seu público-alvo nas redes sociais. Este é o primeiro passo para a estratégia funcionar, pois só assim chegará às pessoas certas.

Como identificar o seu público-alvo nas redes sociais

Qualquer acção de marketing requer o conhecimento do público-alvo ou persona. Para começar, pesquise sobre esse público, incluindo análise demográfica e psicográfica e padrões observáveis, que ajudem a formar uma imagem mental do cliente ideal.

Se o público for um nicho específico (por exemplo, mulheres com o cabelo desidratado, no caso dos cosméticos capilares), será muito mais fácil chegar a essas pessoas. Tente descobrir os interesses do seu público, frequentando os mesmos espaços, como Linkedin, blogs, etc.

O Facebook também é uma boa rede para pesquisar o seu público. Portanto, dê uma vista de olhos nas páginas da concorrência, visite o perfil dos seus seguidores e entenda melhor quem são e do que gostam.

Como descrever o público?

Após juntar as informações, terá a sua persona definida. Ao descrevê-la, pode incluir as seguintes informações.

  • Localização: onde moram os potenciais clientes. É importante saber o país, mas se for um negócio local, é importante que seja mais específico.
  • Idade: faixa etária do cliente ideal.
  • Género: dependendo da sua marca, determine se o género é importante.
  • Interesses: quais são os seus hobbies ou paixões. Isto ajuda a criar conteúdo mais personalizado e a segmentar o público. Pode ser, por exemplo, gastronomia, cinema, dança, entre muito mais.
  • Profissão/sector: qual a profissão ou em que sector as pessoas trabalham e qual o cargo que ocupam. Avalie se esta informação é importante para a sua marca.
  • Condições financeiras: os potenciais clientes estão dispostos a pagar mais pelo seu produto? Ou são mais inflexíveis?
  • Estado civil: avalie se para a sua marca é importante saber se são solteiros, casados ou comprometidos. Por exemplo, uma empresa de chocolate que pretenda vender mais no dia dos namorados: não faria sentido tentar vender a pessoas solteiras.
  • Redes sociais: este ponto é muito importante, para saber onde se encontra o seu público-alvo nas redes sociais. Eles preferem instagram, facebook ou linkedin? Adapte a sua estratégia para as redes certas.
  • Motivação de compra: por que motivos os potenciais clientes vão comprar o seu produto/serviço.

Nas redes sociais, é possível segmentar estas características sem problemas, na hora de anunciar. Além disso, é importante saber que tom de voz usar ao comunicar com o público-alvo nas redes sociais.