O marketing nas redes sociais pode ajudar a expandir o seu negócio. Contudo, há que planear uma estratégia, senão será trabalho sem retorno.
Na sua estratégia de marketing, o mais importante é definir o seu público-alvo nas redes sociais. Este é o primeiro passo para a estratégia funcionar, pois só assim chegará às pessoas certas.
Como identificar o seu público-alvo nas redes sociais
Qualquer acção de marketing requer o conhecimento do público-alvo ou persona. Para começar, pesquise sobre esse público, incluindo análise demográfica e psicográfica e padrões observáveis, que ajudem a formar uma imagem mental do cliente ideal.
Se o público for um nicho específico (por exemplo, mulheres com o cabelo desidratado, no caso dos cosméticos capilares), será muito mais fácil chegar a essas pessoas. Tente descobrir os interesses do seu público, frequentando os mesmos espaços, como Linkedin, blogs, etc.
O Facebook também é uma boa rede para pesquisar o seu público. Portanto, dê uma vista de olhos nas páginas da concorrência, visite o perfil dos seus seguidores e entenda melhor quem são e do que gostam.
Como descrever o público?
Após juntar as informações, terá a sua persona definida. Ao descrevê-la, pode incluir as seguintes informações.
- Localização: onde moram os potenciais clientes. É importante saber o país, mas se for um negócio local, é importante que seja mais específico.
- Idade: faixa etária do cliente ideal.
- Género: dependendo da sua marca, determine se o género é importante.
- Interesses: quais são os seus hobbies ou paixões. Isto ajuda a criar conteúdo mais personalizado e a segmentar o público. Pode ser, por exemplo, gastronomia, cinema, dança, entre muito mais.
- Profissão/sector: qual a profissão ou em que sector as pessoas trabalham e qual o cargo que ocupam. Avalie se esta informação é importante para a sua marca.
- Condições financeiras: os potenciais clientes estão dispostos a pagar mais pelo seu produto? Ou são mais inflexíveis?
- Estado civil: avalie se para a sua marca é importante saber se são solteiros, casados ou comprometidos. Por exemplo, uma empresa de chocolate que pretenda vender mais no dia dos namorados: não faria sentido tentar vender a pessoas solteiras.
- Redes sociais: este ponto é muito importante, para saber onde se encontra o seu público-alvo nas redes sociais. Eles preferem instagram, facebook ou linkedin? Adapte a sua estratégia para as redes certas.
- Motivação de compra: por que motivos os potenciais clientes vão comprar o seu produto/serviço.
Nas redes sociais, é possível segmentar estas características sem problemas, na hora de anunciar. Além disso, é importante saber que tom de voz usar ao comunicar com o público-alvo nas redes sociais.