A optimização do website é feita pela própria empresa, com o intuito de melhorar a usabilidade e de modo a estar dentro dos padrões dos motores de busca.
As pessoas quando precisam de algo, procuram nos motores de busca. Portanto, é essencial que o seu website apareça nos primeiros resultados. Vamos ver como fazer isso através do SEO on page.
Como aplicar o SEO on page no website?
Palavra-chave/keyword
Antes de escrever o conteúdo da página, pense na keyword principal. A “keyword” deve estar, pelo menos, no primeiro e no último parágrafo do texto. Além disso, a taxa de inclusão da keyword deve estar acima dos 1% e não deve exceder os 2,5% do total do texto . Por exemplo, para um texto de 300 palavras, a keyword deve aparecer entre 3 a 7 vezes no texto, incluindo títulos e sub-títulos.
A palavra-chave ou keyword principal não deve ser usada duas vezes no mesmo website. Se usar a mesma keyword em duas ou mais páginas, o Google entenderá que tem problemas com conteúdo duplicado. Por exemplo, se optimizar dois posts com a keyword “receita de panquecas”, o Google não saberá qual terá maior ranking. Por isso, dará um ranking mais baixo às duas e privilegiar outro website.
URL amigável
No SEO on page, é muito importante ter um URL amigável ou user friendly. Optimize o URL da seguinte maneira:
- Inclua a keyword no URL;
- Separe as palavras do URL com hífen;
- Use letras minúsculas;
- O URL deve ser curto e objectivo;
- Evite os códigos e símbolos, que não são bem identificados pelos motores de busca.
Um URL bem definido terá um melhor ranking nos resultados no Google.
Título da página
O título da página precisa de ser atractivo, pois é o responsável por manter os leitores no conteúdo. Além disso, convém que a palavra-chave esteja no início, para que seja a parte mais destacada do texto. O título deve ser objectivo; o ideal é 63 caracteres.
Meta description/descrição
A Meta description é a descrição que aparece abaixo do URL e do título, nos resultados de busca, que dá uma introdução sobre o conteúdo da página.
A descrição deve ter um máximo de 150 caracteres e incluir a palavra-chave. Além disso, este resumo deve ser chamativa e sincera, para atrair os leitores e mantê-los no conteúdo.
Imagens optimizadas
As imagens influenciam directamente o SEO on page. Como? Imagine que a imagem não carrega por algum motivo e tem de aparecer uma descrição da mesma. Essa descrição é essencial para os motores de busca. A keyword deve estar aí incluída e a descrição deve ser fiel à imagem, pois essas informações permitem ao motores de busca fazer a leitura do conteúdo.
Subtítulos optimizados
Os subtítulos ajudam imenso na experiência do usuário, pois organizam a leitura. Por isso, ajudam também a ter uma boa colocação no Google.
- O título mais importante é o H1, que define a hierarquia dos outros;
- A palavra-chave deve estar incluída no H1;
- O H2 deve conter também a palavra-chave principal;
- O H3 e os demais são úteis para dividir melhor o texto, facilitando a leitura;
- Os H1, H2, H3, etc., não devem ser usados fora de ordem.
Inclua links internos
O Google entende que os artigos/páginas com links internos (ou seja, links que direccionam para outras páginas do mesmo website) são de alto valor e de qualidade. Basicamente, ao incluirmos links internos no SEO on page, estaremos a mostrar ao Google a hierarquia do website e que os assuntos se complementam.
Inclua links externos
Os links externos são aqueles que direccionam para páginas de outros websites. O Google acha importante colocar links para outros websites, quando faz sentido, de forma a criar uma Web melhor.
Tamanho do texto
O tamanho do texto é muito importante em SEO on page, pois as páginas com pouco texto são consideradas com menos valor. Além disso, quanto mais longo for o texto, mais fácil será para os motores de busca determinar qual o assunto. Provavelmente, terá mais links, mais subtítulos e mais imagens com a keyword principal.
O tamanho mínimo do texto em SEO é 300 palavras, mas é recomendável usar pelo menos 1000.
Tenha um website optimizado
Em SEO on page, é essencial que o seu website esteja optimizado para todos os dispositivos, pois o Google valoriza imenso a experiência do usuário. Por isso, certifique-se de que o seu website abre correctamente em dispositivos móveis.
Agora que já conhece melhor os truques do SEO on page, comece já a aplicar no seu website. Existem plugins que ajudam imenso nesta optimização. O mais conhecido é o Yoast SEO, para o WordPress, que dá boas dicas à medida que cria o conteúdo das suas páginas.